Publicidade

Notícias

Botafogo-SP derruba o Palmeiras, vence no Santa Cruz e esquenta o Paulistão

Em uma tarde marcada por polêmicas, reclamações e expulsão, o Botafogo-SP fez valer o mando de campo e venceu o Palmeiras por 1 a 0, neste domingo (1º), no Estádio Santa Cruz, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. O gol da vitória foi marcado pelo argentino Leandro Maciel, em um chute preciso de fora da área no início do segundo tempo.

O resultado fez o Botinha dar um salto na tabela: o time chegou a oito pontos, subiu para a oitava colocação e ainda empurrou o Santos para o 14º lugar, o primeiro fora da zona de rebaixamento. O Palmeiras, mesmo com a derrota, segue com 12 pontos e permanece na vice-liderança.

Primeiro tempo aberto e reclamações alviverdes

O início da partida foi movimentado, com leve superioridade do Botafogo-SP. Ainda assim, a primeira grande chance foi do Palmeiras, em jogada individual de Luighi, que obrigou o goleiro Victor Souza a boa defesa.

Na sequência, o time da casa passou a dominar as ações ofensivas. Aos 20 minutos, Hygor invadiu a área pela esquerda e finalizou para fora, desperdiçando a melhor oportunidade do Botinha no primeiro tempo.

O Palmeiras, por sua vez, teve uma atuação muito abaixo nos 45 minutos iniciais e terminou a etapa reclamando bastante da arbitragem. O Verdão pediu cartão vermelho em um lance que lembrou uma jogada polêmica da Libertadores de 2025, envolvendo uma entrada dura de Erick Pulgar.

Gol, impedimento e expulsão no segundo tempo

O jogo voltou ainda mais intenso após o intervalo. Logo aos quatro minutos, a defesa palmeirense afastou mal a bola, que sobrou para Leandro Maciel. O argentino bateu de fora da área, no canto de Marcelo Lomba, e colocou o Botafogo-SP em vantagem.

Atrás no placar, o Palmeiras passou a ter mais posse e organização, especialmente com a entrada de alguns titulares. O time até chegou a empatar com Vitor Roque, mas o lance foi corretamente anulado por impedimento.

Quando o Verdão crescia na partida, veio mais um capítulo decisivo: o zagueiro Vilar, do Botafogo-SP, impediu um contra-ataque e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso. Mesmo com um jogador a menos, os donos da casa se fecharam bem e resistiram à pressão palmeirense, que ainda reclamou de possíveis pênaltis não marcados.

No fim, prevaleceu a solidez defensiva do Botinha, que garantiu uma vitória de enorme peso no Estadual.

Próximos compromissos

O Botafogo-SP terá a semana livre e volta a campo no sábado (7), quando enfrenta o Guarani, às 18h30, fora de casa, pela sétima rodada do Paulistão.

O Palmeiras, por sua vez, vira a chave para o Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira (4), o Verdão recebe o Vitória, às 21h30, no Allianz Parque, pela segunda rodada da competição nacional.

Publicidade

Publicidade