No duelo eletrizante pelo Campeonato Pernambucano, o Náutico dominou o clássico contra o Santa Cruz e venceu por 4 a 0, com uma atuação inspirada do meia-atacante Dodô. Apesar do triunfo, o jogador chamou atenção por receber um cartão amarelo ainda no primeiro tempo, por subir em cima da bola, quando o placar ainda estava zerado.
O lance, que gerou controvérsia, não passou despercebido nas redes sociais. Neymar, craque do Santos, reagiu com indignação: “Estão acabando com o espetáculo“, escreveu, criticando a decisão do árbitro de punir o jogador.

A polêmica não é nova. A prática de “subir na bola” ganhou repercussão no futebol recentemente, com casos envolvendo Soteldo, no Santos, e Memphis Depay, em partida contra o Palmeiras, na Neo Química Arena. A Conmebol, por meio de sua Comissão de Arbitragem, estabeleceu que a ação é considerada uma “atitude antidesportiva”, resultando em cartão amarelo e falta para a equipe adversária.
Dodô, do Náutico, subiu na bola no clássico contra o Santa Cruz, pelo Pernambucano, e levou cartão amarelo. pic.twitter.com/BAdzqmJSOJ
— ge (@geglobo) January 25, 2026
Mesmo com o amarelo, Dodô não se deixou abater e foi protagonista da vitória. No segundo tempo, chegou a ser expulso, mas não antes de abrir o placar com uma cobrança de falta magistral, mostrando por que é peça-chave do Timbu na temporada.




