Em um Gre-Nal de tirar o fôlego, o Internacional venceu o Grêmio por 4 a 2 de virada, neste domingo, no Beira-Rio, pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho. O resultado marcou a 166ª vitória colorada na história do maior clássico do Sul, ampliando a vantagem do Inter no retrospecto geral.
O Tricolor saiu na frente com Amuzu, mas o Inter respondeu ainda no primeiro tempo com um gol contra de Marcos Rocha. Na etapa final, Edenílson recolocou o Grêmio em vantagem, porém o Colorado foi implacável: Borré marcou duas vezes e Bernabei fechou a conta em uma virada avassaladora.
Além do placar elástico, a vitória teve sabor especial. O Internacional voltou a vencer o rival após três Gre-Nais sem triunfo, dois empates e uma derrota. O último sucesso havia sido em março do ano passado, quando fez 2 a 0 pelo próprio Gauchão, na Arena do Grêmio.
Primeiro tempo intenso, gols rápidos e clima quente
O clássico começou em ritmo acelerado. Logo aos cinco minutos, Carlos Vinicius disputou a bola no ataque e ela sobrou para Amuzu, que finalizou para abrir o placar para o Grêmio.
A resposta colorada veio rapidamente. Aos dez minutos, em cobrança de escanteio, Noriega salvou em cima da linha, mas a bola bateu em Marcos Rocha e morreu no fundo da rede, decretando o empate em gol contra.
Como manda a tradição do Gre-Nal, o jogo foi truncado, com muitas faltas e nervos à flor da pele. Em um chutão de Marlon, uma confusão generalizada se formou, terminando com cartão amarelo para Rochet.
Logo depois, o Inter quase virou. Em uma blitz dentro da área, Carbonero acertou a trave. O Colorado ainda criou mais chances até o intervalo, mas o placar permaneceu empatado.
Virada construída com pressão e intensidade
Na volta do intervalo, o Grêmio mexeu no meio-campo, mas quem ditou o ritmo foi o Internacional. O Colorado pressionou desde os primeiros minutos e levou perigo, inclusive em chute defendido de Bernabei.
Aos 21 minutos, porém, o Grêmio voltou à frente em um lance confuso e polêmico. Após cruzamento na área, Rochet se chocou com Paulinho, que caiu. Tetê finalizou, a bola desviou em Paulinho, subiu e Edenílson apareceu para empurrar para o gol.
Mais uma vez, o Inter respondeu rápido. Aos 29 minutos, Carbonero foi à linha de fundo e cruzou na medida para Borré, que cabeceou firme e deixou tudo igual.
O Beira-Rio ainda comemorava quando, dois minutos depois, Alan Patrick encontrou Borré, que finalizou rasteiro para virar o jogo pela primeira vez.
Empurrado pela torcida e com domínio total da partida, o Colorado transformou a vitória em goleada. Aos 38 minutos, Tabata cruzou para trás, Carbonero ajeitou e Bernabei, de bico, marcou o quarto gol.
Nos minutos finais, o Inter administrou a posse de bola sob gritos de “olé” das arquibancadas. Após o apito final, uma nova confusão entre jogadores das duas equipes encerrou um Gre-Nal tão intenso quanto histórico.
Próximos compromissos
O Internacional agora vira a chave para a estreia no Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira (28), enfrenta o Athletico-PR, às 19h (de Brasília), no Beira-Rio.
Já o Grêmio também estreia no Brasileirão na quarta-feira (28), mas fora de casa. O Tricolor encara o Fluminense, às 19h30, no Maracanã.




