A contagem regressiva para a temporada do futebol nacional ganhou mais um capítulo importante. A CBF confirmou que realizará na próxima quarta-feira (28), às 15h (de Brasília), o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2026. O evento acontecerá na sede da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e marcará oficialmente o pontapé inicial de mais uma edição do torneio mais democrático do país.
Antes mesmo de a bola rolar, a edição de 2026 já entra para a história. Pela primeira vez, a Copa do Brasil contará com 126 clubes, ampliando ainda mais o alcance nacional da competição. Para acomodar o novo recorde de participantes e manter o nível de competitividade, a CBF reformulou o formato, que agora passa a contar com nove fases ao longo da temporada.
A competição terá início em fevereiro, com as datas-base da primeira fase definidas para os dias 18 e 19. A partir daí, o tradicional mata-mata promete repetir a mistura de drama, surpresas e confrontos improváveis que fazem da Copa do Brasil um dos torneios mais emocionantes do calendário.
Final em jogo único é a grande novidade
A principal mudança, no entanto, aparece no desfecho da competição. Seguindo uma tendência adotada por grandes torneios internacionais, a final da Copa do Brasil 2026 será disputada em partida única. A decisão está marcada para o dia 6 de dezembro, data que também servirá como o encerramento oficial da temporada do futebol masculino no Brasil.
Quem disputa a primeira fase?
De acordo com o novo regulamento, a primeira fase da Copa do Brasil será disputada pelos 28 clubes piores ranqueados no Ranking Nacional de Clubes (RNC). O mando de campo será definido por sorteio, aumentando ainda mais o fator imprevisibilidade da fase inicial.
Clubes participantes da primeira fase da Copa do Brasil 2026
Acre (AC): Galvez e Vasco-AC
Amapá (AP): Independente-AP
Bahia (BA): Porto-BA
Ceará (CE): Tirol-CE
Distrito Federal (DF): Gama-DF
Espírito Santo (ES): Desportiva-ES
Maranhão (MA): IAPE-MA
Mato Grosso (MT): Primavera-MT
Mato Grosso do Sul (MS): Ivinhema-MS e Pantanal-MS
Minas Gerais (MG): Betim-MG
Pará (PA): Bragantino-PA
Paraíba (PB): Serra Branca-PB
Pernambuco (PE): Maguary-PE
Piauí (PI): Piauí-PI
Rio de Janeiro (RJ): Madureira-RJ e Sampaio Corrêa-RJ
Rio Grande do Norte (RN): Laguna-RN
Rondônia (RO): Guaporé-RO e Ji-Paraná
Roraima (RR): Baré-RR e Monte Roraima-RR
Santa Catarina (SC): Santa Catarina-SC
São Paulo (SP): Primavera-SP e Velo Clube-SP
Sergipe (SE): América-SE
Tocantins (TO): Araguaína-TO




