Apesar da derrota por 3 a 2 na final da Supercopa da Espanha, no último domingo (11), Vinicius Júnior alcançou um feito histórico pelo Real Madrid. O ponta brasileiro agora divide com Cristiano Ronaldo, Karim Benzema e Ferenc Puskás o posto de jogadores com mais participações em gols em decisões pelo clube.
O gol histórico veio com o primeiro do Real Madrid na partida. Vinicius protagonizou uma bela jogada pelo lado esquerdo do ataque, aplicou uma caneta em Koundé e finalizou com precisão na saída do goleiro Joan García.
Com isso, Vinicius chegou a 16 participações diretas em gols em finais do clube, em 15 decisões disputadas, sendo o segundo jogador a alcançar a marca em menos partidas, atrás apenas de Puskás, que precisou de 8 jogos. O gol também pôs fim a uma sequência de 16 partidas sem marcar, tornando o momento ainda mais especial.
A atuação de Vinicius foi altamente elogiada pela imprensa espanhola. O jornal catalão Sport destacou que o atacante mostrou sua “melhor versão em muito tempo”:
“Foi o melhor jogador do Real e o único que gerou grandes situações de perigo durante a final. Venceu o mano a mano contra Koundé durante toda a partida e marcou um golaço, encerrando um longo jejum. Hoje, o brasileiro mostrou sua melhor versão em muito tempo.”
Desempenho de Vinicius Júnior na final contra o Barcelona:
-
Minutos jogados: 81
-
Gols: 1
-
Assistências: 0
-
Gols esperados (xG): 0,61
-
Total de chutes: 5
-
Chutes no gol: 4
-
Grandes chances perdidas: 2
-
Grande chance convertida: 1
-
Dribles completos: 4/8 (50%)
-
Passes certos: 6/9 (67%)
-
Cruzamentos certos: 1/1 (100%)
-
Passes no último terço: 1
-
Faltas sofridas: 1
-
Ações com a bola: 29
Jogadores com mais participações em gols em finais pelo Real Madrid:
-
Vinicius Júnior – 16 participações em 15 partidas (média 1,07 por jogo)
-
Cristiano Ronaldo – 16 participações em 18 partidas (média 0,89 por jogo)
-
Karim Benzema – 16 participações em 29 partidas (média 0,55 por jogo)
-
Ferenc Puskás – 16 participações em 8 partidas (média 2,00 por jogo)




