O Santos começou 2026 com uma notícia que fez o coração da torcida bater mais forte: Gabriel Barbosa, o eterno Gabigol, está de volta à Vila Belmiro. O atacante foi confirmado pelo clube na manhã deste sábado (3) em um empréstimo do Cruzeiro até o fim da temporada.
Segundo o jornalista Lucas Musetti, o contrato não prevê opção de compra. Ou seja, se o Peixe quiser manter Gabigol de forma definitiva, precisará abrir uma nova negociação com a Raposa. Os dois clubes vão dividir o salário do jogador de 29 anos, estimado em cerca de R$ 2,5 milhões. No Santos, Gabi vestirá a camisa 9, que antes pertencia a Tiquinho Soares, atualmente cotado para deixar a Baixada.
Menino da Vila, santista e cruel. Predestinado a ser feliz no clube em que foi criado.
Você está em casa, @Gabigol. Bem-vindo de volta! 💪🏽 pic.twitter.com/sWiqlC2KNw
— Santos FC (@SantosFC) January 3, 2026
O menino da vila retorna ao lar
Essa será a terceira passagem de Gabigol pelo Santos. Revelado nas categorias de base, o atacante sempre demonstrou um carinho especial pelo clube. Em 2013, estreou no time profissional e permaneceu até 2016, quando foi vendido à Inter de Milão por 27 milhões de euros (aproximadamente R$ 99 milhões na época). A experiência na Europa, no entanto, não foi como esperado, e ele chegou a ser emprestado ao Benfica.
Em janeiro de 2018, Gabigol retornou à Vila em empréstimo e brilhou novamente: foram 27 gols e duas assistências em 52 partidas, mostrando que o amor pelo Santos nunca diminuiu.
Estatísticas de Gabigol pelo Santos:
-
Jogos disputados: 206
-
Gols marcados: 83
-
Assistências: 13
-
Participações em gols: 96
-
Títulos: 2 (Paulista 2015 e 2016)
No Cruzeiro em 2025:
-
Jogos disputados: 48
-
Como titular: 23
-
Gols: 13
-
Assistências: 4
-
Participações em gols: 17
-
Cartões amarelos: 10
-
Cartões vermelhos: 1
Santos movimenta o mercado da bola
O Peixe não parou por aí. Além de Gabigol, o clube encaminhou as chegadas de Rony, ex-Atlético-MG, e de Felipe Loyola, do Independiente. O volante chileno, de 25 anos, atua no Independiente desde meados de 2024, enquanto Rony, de 30, chegou ao Atlético-MG no início do ano passado.




