Com o fim da temporada, o Santos já acelerou os primeiros passos do planejamento para 2026, e o técnico Juan Pablo Vojvoda pretende deixar sua marca desde o início. Participando diretamente das movimentações no mercado, o argentino teria apontado dois nomes bem conhecidos do Fortaleza para reforçar o elenco alvinegro no próximo ano.
De acordo com o jornal O POVO, o treinador indicou os argentinos Eros Mancuso, lateral-direito, e Tomás Pochettino, meia-atacante. Ambos já figuram na pauta da diretoria santista, que analisa a viabilidade das negociações.
Com o rebaixamento do Fortaleza para a Série B, o Santos pode encontrar um cenário favorável para avançar nas tratativas. O Leão do Pici deve reduzir custos e reformular o elenco, abrindo espaço para possíveis saídas de jogadores valorizados.
Mancuso e Pochettino: situação, números e o que representariam no Santos
Eros Mancuso foi uma das peças mais regulares do Fortaleza em 2025. Dono da lateral-direita, disputou 43 jogos como titular e conta com grande aprovação da torcida. Caso chegue à Vila Belmiro, brigaria por espaço com Igor Vinícius, que assumiu a titularidade no Santos e foi um dos destaques do time na reta final do Brasileirão. O lateral tem contrato com o Fortaleza até julho de 2028.
Já Tomás Pochettino, destaque técnico nos últimos anos, viveu uma temporada de alternância entre titularidade (29 jogos) e banco (16 partidas). Com contrato válido até dezembro de 2025, encerrou o ano com 4 gols e 4 assistências. Apesar da qualidade, enfrentaria forte concorrência no setor ofensivo santista, que pode ter Neymar e Benjamín Rollheiser disputando a mesma faixa de campo.
Neymar: prioridade absoluta na Vila
Em paralelo ao mercado, o Santos trata com prioridade máxima a renovação de Neymar, cujo contrato vai até 31 de dezembro. O clube trabalha para estender o vínculo até meados de 2026, ano em que o camisa 10 mira disputar a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.
O presidente Marcelo Teixeira já admitiu otimismo nas conversas, embora ainda não haja acordo final. Além de manter seu principal ídolo em casa, o Santos planeja usar Neymar como trunfo para atrair novos reforços e acelerar seu projeto de reconstrução.




