Publicidade

Notícias

Conmebol avalia finais da Libertadores fora da América do Sul para ampliar alcance da competição

A Conmebol estuda a possibilidade de realizar futuras finais da Copa Libertadores fora da América do Sul, numa estratégia para aumentar a visibilidade e o interesse global pelo torneio. A informação foi revelada pelo diretor comercial da entidade, Juan Emilio Roa, em entrevista ao jornal The Athletic.

A final desta temporada, marcada para o 29 de novembro, entre Flamengo e Palmeiras, será disputada no Estádio Nacional de Lima, no Peru. Apesar disso, Roa afirma que a ideia de levar decisões do torneio a outros continentes ainda está em avaliação:

“Este é um tópico que está normalmente sobre a mesa e em avaliação. Posso dizer que agora decidimos um roteiro para os próximos anos, mas estamos avaliando, com certeza.”

Segundo o executivo, a iniciativa faz parte de um esforço maior para expandir o interesse pelo torneio fora da América do Sul, combinando estratégias de marketing, desenvolvimento de narrativas e experiências de marca durante a final, além de criar histórias mais atraentes sobre clubes e jogadores.

Histórico de finais fora do continente

A Libertadores já teve uma decisão fora da América do Sul. Em 2018, na última edição com finais em ida e volta, a partida de volta entre Boca Juniors e River Plate precisou ser realizada no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha.

Na época, a decisão emergencial foi motivada por ataques de torcedores do River ao ônibus do Boca Juniors, que impossibilitaram a realização do jogo no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. No campo neutro, o River venceu por 3 a 1, garantindo o título.

Publicidade

Publicidade