A Copa do Mundo de 2026, que será disputada em Estados Unidos, Canadá e México, começa a ganhar contornos mais definidos. Com a competição cada vez mais próxima, 20 seleções já carimbaram o passaporte para o torneio que vai parar o planeta em solo norte-americano.
A edição será histórica: será a maior Copa de todos os tempos, com 48 seleções e três países-sede. E as vagas seguem sendo preenchidas em todos os cantos do mundo.
Confira, continente por continente, quem já está garantido na festa!
América do Norte: Trinca anfitriã já está dentro
-
Classificados: Estados Unidos, Canadá e México
-
Vagas restantes: 3
Como países-sede, os três gigantes da Concacaf já estão automaticamente classificados. Isso significa que não precisaram disputar as Eliminatórias regionais. O restante das seleções do continente segue em busca das três vagas diretas e duas via repescagem.
América do Sul: Sexteto já confirmado
-
Classificados: Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Paraguai e Colômbia
-
Vaga restante: 1 (repescagem mundial)
O continente sul-americano já tem seis representantes definidos. A Argentina, atual campeã do mundo, foi a primeira a garantir vaga. Em seguida, Brasil e Equador confirmaram presença, impulsionados pela derrota da Venezuela para o Uruguai.
Na penúltima rodada das Eliminatórias, Uruguai, Paraguai e Colômbia também confirmaram suas classificações. A última esperança da América do Sul será decidida entre Venezuela e Bolívia, que disputarão a repescagem intercontinental.
Ásia: Novidades e potências confirmadas
-
Classificados: Irã, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Jordânia e Uzbequistão
-
Vagas restantes: 2
Os favoritos da Ásia fizeram valer sua tradição. Japão, Coreia do Sul e Irã dominaram seus grupos e garantiram classificação direta. Austrália, já habituada às Copas, também confirmou presença, assim como as surpresas Jordânia e Uzbequistão, que farão história em suas estreias no Mundial.
As últimas duas vagas do continente asiático serão decididas em um play-off entre seis seleções: Catar, Emirados Árabes, Iraque, Omã, Arábia Saudita e Indonésia.
África: Quatro garantidos, seis na disputa
-
Classificados: Marrocos, Tunísia, Egito e Argélia
-
Vagas restantes: 6
A África terá 10 representantes em 2026, e quatro deles já estão definidos. Marrocos, semifinalista da Copa de 2022, foi o primeiro a garantir sua vaga com uma goleada por 5 a 0 sobre o Níger.
Tunísia, Egito e Argélia também fizeram boas campanhas e asseguraram o topo de seus grupos nas Eliminatórias. As outras seis vagas africanas serão definidas nas próximas rodadas.
Oceania: Nova Zelândia representa o continente
-
Classificados: Nova Zelândia
Em um sistema de mata-mata, a Nova Zelândia atropelou a concorrência e garantiu sua vaga com vitórias por 7 a 0 sobre Fiji e 3 a 0 contra a Nova Caledônia na final das Eliminatórias. É a única representante da Oceania confirmada até aqui.
Repescagem Mundial: Seis disputam as últimas duas vagas
Duas seleções ainda entrarão no Mundial através da repescagem intercontinental, que reunirá equipes de cinco continentes. Os confrontos serão definidos em breve.
Disputam a repescagem:
-
América do Sul: Bolívia
-
África: uma seleção a definir
-
América do Norte e Caribe: duas seleções a definir
-
Ásia: uma seleção a definir
-
Oceania: Nova Caledônia
Resumo dos classificados (20/48)
-
América do Norte: EUA, Canadá, México
-
América do Sul: Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Paraguai, Colômbia
-
Ásia: Irã, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Jordânia, Uzbequistão
-
África: Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia
-
Oceania: Nova Zelândia