Nesta quarta-feira (1), às 19h (de Brasília), Vasco e Palmeiras se reencontram no Allianz Parque, em duelo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas além do desafio dentro de campo, o Cruz-Maltino carrega nas costas um retrospecto amplamente desfavorável diante do Verdão — e um jejum de quase uma década sem vitórias no confronto.
A última vitória vascaína sobre o Palmeiras aconteceu em novembro de 2015, pela 34ª rodada do Brasileirão, justamente no Allianz: 2 a 0, com gols de Rafael Silva e Nenê. Desde então, o cenário é de domínio alviverde.
Nos 13 jogos seguintes, o Palmeiras venceu nove vezes e empatou quatro, com destaque para as últimas quatro vitórias consecutivas, nas quais o Vasco não marcou um único gol e sofreu cinco. A derrota mais dura veio em 2017, quando o Verdão aplicou um 4 a 0.
Retrospecto geral é amplamente favorável ao Palmeiras:
Todas as competições (106 jogos):
-
54 vitórias do Palmeiras
-
30 empates
-
22 vitórias do Vasco
Campeonato Brasileiro (59 jogos):
-
28 vitórias do Palmeiras
-
19 empates
-
12 vitórias do Vasco
No Allianz Parque, a situação também pesa contra o Vasco: o Palmeiras soma 32 vitórias como mandante e sofreu apenas 7 derrotas diante da equipe carioca em toda a história do confronto.
Com o histórico contra e uma série de desfalques (incluindo Carlos Cuesta, Matheus França, e outros lesionados), o Vasco entra em campo tentando quebrar o tabu e surpreender o atual vice-líder da competição.




