A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai anunciar nesta quarta-feira (1º) o calendário oficial da temporada 2026. A divulgação será feita na sede da entidade e promete trazer mudanças importantes na estrutura das competições nacionais.
Entre as alterações previstas, está a redução do número de datas nos campeonatos estaduais, que passariam de 16 para apenas 11. Já a Série D deve ser ampliada, com o número de clubes aumentando de 64 para 96, abrindo mais espaço para equipes de menor expressão no cenário nacional.
A Copa do Brasil também deve sofrer mudanças. A expectativa é que mais fases da competição sejam disputadas em jogos únicos, possivelmente até a semifinal. A Copa do Nordeste e a Copa Verde também passarão por reformulações em seus formatos, embora os detalhes ainda não tenham sido confirmados.
Por outro lado, a criação da Série E, especulada por parte da imprensa, foi descartada pelo presidente da CBF, Samir Xaud, que afirmou que essa não é uma prioridade no momento. Um dos pontos centrais do calendário será a paralisação no meio do ano, durante a Copa do Mundo de 2026, marcada para ocorrer entre 11 de junho e 19 de julho.




