O Flamengo largou na frente nas quartas de final da Libertadores ao vencer o Estudiantes por 2 a 1 nesta quinta-feira (18), no Maracanã. Com gols de Pedro, aos 15 segundos, e Varela, o Rubro-Negro abriu vantagem no confronto. Guido Carrillo descontou nos acréscimos, após o time argentino aproveitar o momento com um jogador a mais em campo.
O jogo começou em ritmo alucinante: com apenas 15 segundos, Pedro marcou o gol mais rápido do Flamengo na história da Libertadores. Pouco depois, aos nove minutos, Varela ampliou com um belo voleio. O Estudiantes só conseguiu ameaçar de verdade no fim do segundo tempo, quando aproveitou a queda de intensidade dos cariocas.
A partida também ficou marcada por confusões e forte reclamação contra a arbitragem do colombiano Andrés José Rojas. O juiz expulsou Gonzalo Plata com segundo amarelo por uma suposta solada, lance que gerou revolta entre os jogadores rubro-negros, que alegaram inversão da falta. A reta final foi tensa, com excesso de cartões e o Flamengo sendo pressionado, não demorou muito até que a equipe argentina diminuísse.
Com a vitória, o time de Filipe Luís joga pelo empate no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), em La Plata. Quem avançar enfrenta o vencedor de Racing x Vélez, confronto que também está em aberto após a vitória do Racing por 1 a 0 fora de casa.