A caminhada rumo ao tão sonhado hexacampeonato já tem data para ganhar forma: no próximo 5 de dezembro, às 13h (horário de Brasília), o Brasil e o mundo conhecerão os grupos da Copa do Mundo de 2026. O sorteio oficial acontecerá no prestigioso Kennedy Center, em Washington, e marcará o pontapé simbólico para a maior edição da história do torneio.
O anúncio foi feito com pompa nesta sexta-feira (22), diretamente da Casa Branca, em Washington. Em um encontro inusitado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dividiu os holofotes com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, no Salão Oval. Durante o evento, Trump chegou a segurar a icônica taça da Copa do Mundo — e recebeu de Infantino um presente simbólico: um ingresso especial para a grande final, marcada para o dia 19 de julho, no moderno MetLife Stadium, em Nova Jersey.
O sorteio revelará os 12 grupos da competição, cada um com quatro seleções. O formato inédito prevê que os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros, avancem ao mata-mata, que começa já na fase seguinte.
Com 48 seleções disputando o título, a Copa de 2026 será a mais extensa da história e será realizada em três países da América do Norte: Estados Unidos, México e Canadá, entre os dias 11 de junho e 19 de julho.
Seleções já classificadas
Enquanto o sorteio não chega, 13 países já garantiram suas vagas na competição. Confira os classificados até agora:
América do Norte (anfitriões):
-
Estados Unidos
-
Canadá
-
México
América do Sul:
-
Argentina
-
Brasil
-
Equador
Ásia:
-
Austrália
-
Irã
-
Japão
-
Jordânia
-
Uzbequistão
-
Coreia do Sul
Oceania:
-
Nova Zelândia