O Corinthians fez história no Allianz Parque. Em noite de clássico decisivo, o Timão superou o Palmeiras por 2 a 0 e garantiu, com sobras, sua vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Com o resultado, o time de Itaquera fechou o placar agregado em 3 a 0 e eliminou o maior rival dentro de sua própria casa, um feito que incendiou a torcida alvinegra e mergulhou o Verdão em crise.
Expulsão cedo e Timão com sangue nos olhos
O jogo começou quente, e logo nos primeiros minutos Weverton teve trabalho para conter duas chegadas perigosas do Corinthians. A situação do Palmeiras, que já precisava reverter a derrota na ida, piorou aos 15 minutos: Aníbal Moreno acertou uma cabeçada em Martínez, foi flagrado pelo VAR e acabou expulso, deixando o Verdão com um a menos ainda no primeiro tempo.
Mesmo com a inferioridade numérica, o Palmeiras reagiu e criou algumas oportunidades. Mas o Corinthians seguiu firme na proposta de contra-atacar e foi letal. Aos 43 minutos, após escanteio e desvio de Raniele, a bola sobrou para Matheus Bidu, que dominou na área e finalizou na saída de Weverton: 1 a 0 para o Timão.
A comemoração acalorada do lateral gerou confusão entre os jogadores, com empurrões e muita reclamação palmeirense, que apontava falta no goleiro alviverde na origem do lance. Após o tumulto, o árbitro Anderson Daronco manteve a decisão de campo.
Segundo tempo: golpe final e protestos da torcida palmeirense
Na volta do intervalo, o Palmeiras voltou empurrado pelo desespero. Mas a noite era mesmo corintiana. Aos 13 minutos, Gustavo Henrique subiu no terceiro andar após cobrança de falta de Garro e testou firme para o fundo das redes, decretando 2 a 0 no placar e praticamente selando a classificação.
O Palmeiras, completamente desorganizado e com um a menos, pouco conseguiu produzir. E a situação ainda piorou quando Emiliano Martínez foi expulso nos minutos finais por um pisão violento, deixando o time de Abel Ferreira com dois jogadores a menos em campo.
Nas arquibancadas, o clima azedou. Torcedores protestaram com gritos e vaias contra a presidente Leila Pereira e o técnico Abel Ferreira, evidenciando a frustração com a eliminação em pleno Allianz Parque.
Corinthians classificado e de moral elevada
Com a vitória, o Corinthians se junta a Athletico-PR, Botafogo, Atlético-MG e Bahia nas quartas de final da Copa do Brasil. O sorteio dos confrontos da próxima fase será realizado na terça-feira (12), na sede da CBF.
Próximos compromissos
O Palmeiras tenta se reerguer no domingo (10), quando enfrenta o Ceará no Allianz Parque, às 16h, pelo Brasileirão. Já o Corinthians encara o Juventude, fora de casa, na segunda-feira (11), às 20h.