Os clubes nordestinos seguem firmes no coração do torcedor brasileiro, e o Bahia é quem puxa a fila da região, segundo a mais recente pesquisa Ipsos-Ipec divulgada pelo jornal O Globo. O levantamento, que ouviu dois mil brasileiros em 132 municípios, mostra que o Tricolor de Aço cresceu em número de torcedores e alcançou 2,2% da preferência nacional, superando equipes tradicionais como Santos, Internacional, Fluminense e Botafogo.
O dado representa uma evolução significativa em relação à pesquisa anterior, feita em 2022, quando o Bahia tinha 1,7%. O clube agora divide o 8º lugar no ranking geral com Atlético-MG e Cruzeiro, e é o time do Nordeste com maior torcida no Brasil.
Torcidas nordestinas no ranking nacional (2025):
-
Bahia – 2,2% (em 2022: 1,7%)
-
Sport – 1,3% (1,2%)
- Vitória – 0,8% (0,7%)
-
Fortaleza – 0,7% (1,3%)
-
Ceará – 0,7% (0,8%)
-
Santa Cruz – 0,6% (0,6%)
Bahia é destaque nacional entre clubes da região
O crescimento do Bahia reflete o bom momento vivido pelo clube dentro e fora de campo. Com apoio do Grupo City e presença constante na Série A, o Tricolor baiano vem ampliando sua base de torcedores e ganhando cada vez mais projeção nacional. É, hoje, o único clube do Nordeste com mais de 2% da preferência nacional.
Queda do Fortaleza chama atenção
Por outro lado, o Fortaleza, que vinha em curva ascendente nos últimos anos, caiu de 1,3% para 0,7%.
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 9 de junho, com pessoas de 16 anos ou mais em 132 cidades de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.