Em uma noite tensa, dramática e marcada por muita reclamação, o RB Bragantino venceu o Corinthians por 2 a 1 dentro da Neo Química Arena, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória do Massa Bruta foi selada no último lance, com Thiago Borbas aproveitando uma sobra na área e decretando o triunfo de Bragança Paulista. Antes disso, Lucão, o goleiro do Bragantino, foi o grande nome do jogo com uma atuação monumental que frustrou os planos do Timão.
Com o resultado, o Bragantino subiu para a terceira colocação na tabela e se firmou como um dos postulantes ao G-4. Já o Corinthians, que vinha em ascensão, amargou uma derrota amarga em casa e caiu para o 11º lugar.
Primeiro tempo equilibrado e marcado por pênalti controverso
Apesar de jogar fora de casa e com menos posse de bola, o Bragantino foi mais perigoso desde o início. A equipe de Fernando Seabra explorava bem os erros do Corinthians, que tinha dificuldades na construção e sofria com a marcação alta do adversário.
Aos 27 minutos, o momento mais controverso da partida: em disputa na área, Cacá ergueu a perna e Vinicinho caiu no gramado após um possível toque. Após revisão do VAR, o árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou o pênalti, causando revolta nos jogadores e na torcida alvinegra. Eduardo Sasha foi para a cobrança e converteu com categoria, abrindo o placar para o Bragantino aos 30 minutos.
Mesmo com o golpe, o Corinthians reagiu bem. Cacá, quase redimido, subiu alto e cabeceou firme aos 45, mas Lucão salvou. Dois minutos depois, Martínez finalizou com perigo, e novamente o goleiro do Bragantino brilhou com uma defesa difícil. O placar parcial mantinha o Massa Bruta em vantagem, muito por mérito do seu camisa 1.
Corinthians pressiona, empata, mas é castigado no fim
Na volta do intervalo, o Corinthians voltou com outra postura. Logo aos seis minutos, empatou: após escanteio e confusão na pequena área, Sant’Anna salvou em cima da linha, mas Cacá apareceu na sobra para empurrar para o gol e deixar tudo igual.
O Timão cresceu na partida e empurrou o Bragantino para o campo de defesa. Aos 19, Memphis Depay cobrou falta com perigo, e Lucão voou para espalmar. Aos 27, Garro quase virou o jogo com um chute que explodiu no travessão, arrancando suspiros da torcida.
Lucão seguia como um paredão. Aos 32, Romero recebeu lindo passe de Garro, limpou a marcação e chutou colocado — mas novamente o goleiro brilhou e manteve o empate.
O clima esquentou nos minutos finais, com faltas duras, entradas ríspidas e muitos cartões amarelos. Quando tudo indicava que o empate prevaleceria, veio o balde de água fria para o Corinthians.
Aos 49 do segundo tempo, em bate-rebate na área, a bola sobrou para Thiago Borbas. O atacante girou rápido e finalizou com precisão, decretando a vitória do Bragantino no último suspiro.
Próximos compromissos
O Corinthians tenta a recuperação na próxima quarta-feira (16), quando encara o Ceará, às 19h30, na Arena Castelão. Já o RB Bragantino terá um confronto direto contra o São Paulo, no mesmo dia, às 21h30, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques.