O Fluminense estreou na Copa do Mundo de Clubes da FIFA com uma atuação segura, intensa e de imposição ofensiva — mas que terminou com um empate amargo em 0 a 0 diante do Borussia Dortmund, na tarde desta terça-feira (17), em Nova Jersey. Pelo Grupo F da competição, o Tricolor das Laranjeiras fez mais do que o suficiente para vencer, mas saiu de campo com a sensação de que faltou pouco para transformar o bom futebol em três pontos.
Mesmo contra um adversário de peso do futebol europeu, o time de Renato Gaúcho foi superior durante quase toda a partida. Com transições rápidas, boa ocupação do campo ofensivo e uma defesa firme, o Flu dominou em intensidade e nas principais estatísticas do jogo — exceto no placar.
Números comprovam superioridade tricolor
Apesar de ter menos posse de bola (46% contra 54%), o Fluminense foi mais agressivo e vertical:
-
Finalizações: 14 x 7
-
Chutes no gol: 5 x 3
-
Escanteios: 7 x 3
-
Gols esperados (xG): 0,65 x 0,23
A equipe carioca exigiu mais do goleiro Kobel, finalizou o dobro de vezes e pressionou mais no último terço do campo — mesmo tendo trocado menos passes no total (404 contra 500).
Próximo desafio
O Fluminense volta a campo no próximo sábado (21), às 19h (de Brasília), novamente no MetLife Stadium, onde enfrentará o Ulsan HD, da Coreia do Sul, em duelo decisivo para encaminhar a classificação à próxima fase.