O técnico Dorival Júnior se posicionou sobre o aumento no número de jogadores estrangeiros no futebol brasileiro e defendeu a criação de restrições. A declaração foi dada após a vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Athletico Paranaense, em Curitiba.
Segundo o treinador, o cenário atual pode prejudicar a formação de atletas nacionais a longo prazo. “Acho que está na hora de intervirmos em relação ao número de estrangeiros em cada equipe brasileira. Nós estamos penalizando uma geração e, futuramente, pagaremos um preço muito alto. A Itália pagou preço altíssimo em duas Copas do Mundo, tendo dificuldade muito grande de classificação nesta terceira”, afirmou.
A Seleção Italiana, citada por Dorival, ficou fora das Copas do Mundo de 2018 e 2022 e ainda luta por uma vaga na edição de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Atualmente, o regulamento do Campeonato Brasileiro permite que cada clube relacione até nove jogadores estrangeiros por partida. Na edição de 2026, já são 131 atletas de outras nacionalidades inscritos na competição.
No elenco do Corinthians, por exemplo, há seis estrangeiros, entre eles o argentino Rodrigo Garro e o holandês Memphis Depay. O grupo ainda conta com o recém-contratado Zakaria Labyad, que aguarda regularização no BID para poder estrear.




