Publicidade

Notícias

Polêmica! CBF divulga áudio do VAR em possível pênalti em Arrascaeta

A largada do Flamengo no Brasileirão 2026 foi marcada por mais tensão do que futebol. Derrotado por 2 a 1 pelo São Paulo, no Morumbis, o Rubro-Negro deixou o campo indignado com a arbitragem, especialmente por um lance no último minuto envolvendo Arrascaeta e Alan Franco, que poderia ter mudado o rumo da partida.

No apagar das luzes, o meia uruguaio caiu na área após contato com o zagueiro tricolor, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio mandou o jogo seguir. A decisão provocou revolta imediata nos jogadores do Flamengo e ganhou ainda mais peso horas depois, quando a CBF divulgou o áudio da análise do VAR.

Na conversa entre Wilton e o árbitro de vídeo Rodrigo D’Alonso Ferreira, a equipe de arbitragem concluiu que o toque não interferiu na finalização do lance. Segundo o VAR, Arrascaeta teria recuado a perna para o chute e, mesmo após o contato, conseguiu concluir a jogada, o que, na avaliação da equipe, não configurou pênalti.

“Na hora que o Arrascaeta vai chutar, ele coloca a perna para trás, o jogador do São Paulo não muda a passada em nenhum momento, e ele finaliza”, explicou Rodrigo D’Alonso durante a revisão.

Wilton concordou e manteve a decisão de campo: “Ele não muda a passada. O Arrascaeta quando vai fazer o chute, põe a perna para trás e bate a perna no jogador do São Paulo e mesmo assim conclui a jogada”.

Jorginho expulso após a partida

A decisão inflamou ainda mais o clima após o apito final. Jorginho, volante do Flamengo, foi expulso depois de ir cobrar Wilton Pereira Sampaio no centro do gramado.

Na súmula divulgada pela CBF, o árbitro relatou que o jogador o abordou de forma exaltada e ofensiva.

“Expulsei com cartão vermelho direto, após o término da partida, o atleta número 21 do Flamengo, Sr. Jorge Luiz Frello Filho (Jorginho), por vir em minha direção no centro do gramado de maneira exaltada e desrespeitosa, me ofendendo com as seguintes palavras: ‘você é uma vergonha, está de palhaçada com a gente’”.

O episódio aumentou ainda mais a pressão sobre a arbitragem e jogou gasolina no já quente início de Brasileirão para o Flamengo.

Próximos jogos

O Rubro-Negro não terá muito tempo para digerir a frustração. No domingo (1), o Flamengo entra em campo para decidir a Supercopa do Brasil, diante do Corinthians, às 16h, no Mané Garrincha, em Brasília.

Já o São Paulo, embalado pela vitória na estreia, volta a jogar no sábado (31), quando enfrenta o Santos, às 20h30, no Morumbis, pelo Campeonato Paulista.

Publicidade

Publicidade