Publicidade

Notícias

Vasco vence nos pênaltis, derruba o Fluminense e está na final da Copa do Brasil 2025

O Vasco está de volta a uma decisão nacional. Na noite deste domingo, no Maracanã, o Cruz-Maltino garantiu vaga na final da Copa do Brasil 2025 após mais um capítulo dramático de clássico. Derrotado por 1 a 0 pelo Fluminense no tempo normal, o time vascaíno viu o agregado terminar em 2 a 2 e levou a melhor nos pênaltis por 4 a 3, com duas defesas decisivas de Léo Jardim.

Na grande final, a equipe comandada por Fernando Diniz enfrentará o Corinthians, que também avançou nas penalidades após eliminar o Cruzeiro.

Esta será a terceira final de Copa do Brasil do Vasco. O clube foi campeão em 2011, ao superar o Coritiba, e ficou com o vice em 2006, quando acabou derrotado pelo Flamengo.

Clássico intenso e gol contra muda o cenário

O duelo começou equilibrado, com chances para os dois lados. Logo aos quatro minutos, Rayan obrigou Fábio a fazer boa defesa. Na sequência, Everaldo respondeu de cabeça, parando em Léo Jardim.

A primeira grande oportunidade foi vascaína. Aos 12 minutos, Andrés Gómez fez linda jogada individual, passou por dois defensores e bateu no ângulo, mas Fábio salvou o Fluminense com uma defesa espetacular. No escanteio, Nuno cabeceou com perigo, tirando tinta da trave.

O Vasco cresceu, pressionou e rondou a área tricolor, mas foi o Fluminense quem abriu o placar aos 35 minutos. Canobbio cruzou rasteiro, Everaldo acertou a trave e, na sobra, Paulo Henrique acabou marcando contra, igualando o confronto no agregado.

Mesmo após o gol, o Vasco não se abateu. Rayan quase marcou em jogada cara a cara com Fábio, Coutinho arriscou de fora da área e, no último lance da etapa inicial, Rayan cobrou falta com perigo, exigindo mais uma grande defesa do goleiro tricolor.

Segundo tempo de pressão e nervos à flor da pele

A etapa final começou elétrica. Logo aos três minutos, um erro na saída de bola do Fluminense deixou Lucho Acosta em boa posição, mas o argentino finalizou mal. No lance seguinte, Rayan soltou uma bomba dentro da área e Fábio apareceu novamente.

O Vasco fez uma verdadeira blitz nos primeiros minutos. Puma Rodríguez cruzou na medida para Rayan, que cabeceou firme, mas mais uma vez parou em Fábio. Para equilibrar o jogo, o Fluminense promoveu as entradas de Ganso e John Kennedy, ganhando mais controle da posse.

As chances diminuíram na reta final, e o clássico ficou mais truncado, com muitas faltas e interrupções. No último lance, John Kennedy teve a bola do jogo, mas finalizou por cima.

Pênaltis: Léo Jardim vira herói

Sem gols no segundo tempo, a vaga foi decidida nas penalidades. E aí brilhou a estrela de Léo Jardim, que defendeu cobranças importantes e conduziu o Vasco à final.

Cobranças:
⚽ Thiago Silva (FLU) – 1×0
❌ Vegetti (VAS) – 1×0
❌ John Kennedy (FLU) – 1×0
⚽ Rayan (VAS) – 1×1
⚽ Ganso (FLU) – 2×1
⚽ Victor Luís (VAS) – 2×2
⚽ Renê (FLU) – 3×2
⚽ Coutinho (VAS) – 3×3
❌ Canobbio (FLU) – 3×3
⚽ Puma Rodríguez (VAS) – 4×3

Final definida: Vasco x Corinthians

A final da Copa do Brasil 2025 será disputada em dois jogos:

  • Ida: quarta-feira, 17, na Neo Química Arena

  • Volta: domingo, 21, no Maracanã

Publicidade

Publicidade