Em uma mensagem carregada de gratidão e simbolismo, Mano Menezes utilizou suas redes sociais para oficializar sua saída do Grêmio. Mesmo após uma recuperação consistente na reta final da temporada, clube e treinador não chegaram a um acordo para renovar o contrato, que, assim, chegou ao fim.
A despedida veio antes mesmo do anúncio do próprio clube, divulgado apenas no início da tarde. Em tom afetuoso, Mano agradeceu ao presidente Alberto Guerra, à diretoria e a todos que o acompanharam nessa segunda passagem pelo Tricolor, reforçando que o vínculo emocional com o Grêmio permanece intacto.
“Em abril deste ano, o Grêmio vivia um momento muito difícil. Geralmente, nessas horas, você se lembra de quem mais confia. O presidente Alberto Guerra e sua diretoria me convidaram, então, para assumir o comando técnico da equipe. Aceitei e aceitarei sempre que o Grêmio precisar. Nossa relação é de gratidão mútua”, escreveu o técnico, que fez questão de deixar “a porta sempre aberta”.
Mano havia retornado ao clube em abril com a missão de evitar o rebaixamento para a Série B, tarefa que cumpriu. Em 39 partidas, somou 14 vitórias, 12 empates e 13 derrotas. O time encerrou o Brasileirão em 9º lugar, garantindo vaga na Sul-Americana. Ainda assim, as eliminações precoces para o CSA, na Copa do Brasil, e para o Alianza Lima, na Sul-Americana, deixaram marcas e contribuíram para o fim do ciclo.
A seguir, a íntegra da carta publicada pelo treinador:
Carta de despedida de Mano Menezes
“Em abril deste ano, o Grêmio vivia um momento muito difícil. Geralmente, nessas horas, você se lembra de quem mais confia. O presidente Alberto Guerra e sua diretoria me convidaram, então, para assumir o comando técnico da equipe. Aceitei e aceitarei sempre que o Grêmio precisar. Nossa relação é de gratidão mútua.
Passados quase oito meses, devolvemos o clube à Sul-Americana com a nona colocação no Brasileiro. Sei que é pouco para a ambição do torcedor, mas é o alicerce para uma nova equipe e para novas conquistas. Em meu nome e de minha comissão técnica, agradeço a maneira como fomos tratados pela quase totalidade dos funcionários, dirigentes, jogadores e torcedores.
A bola é redonda e certamente vai continuar girando para todos nós. Espero, de coração, que dias melhores possam vir para todos.
Seguimos em frente… Trabalhando sério, cumprindo com os nossos compromissos até o fim e de cabeça erguida – sempre.
Grande abraço.
Mano Menezes.”




