Publicidade

Notícias

Soteldo renasce, faz dois e mantém o Fluminense vivo por vaga direta na Libertadores

O Fluminense segue embalado no Campeonato Brasileiro e ampliou sua invencibilidade para seis partidas. A vítima desta vez foi o Grêmio, derrotado por 2 a 1 na noite desta terça-feira, na Arena em Porto Alegre. E o grande nome da partida teve endereço e reencontro marcados: Soteldo, que enfim desencantou, marcou os dois gols do Tricolor carioca e deixou o time mais perto da fase de grupos da Libertadores de 2026. André descontou para o Grêmio, que se despediu da torcida de forma melancólica no último jogo em casa no ano, e viu o sonho da pré-Libertadores praticamente acabar.

Como fica a tabela?

Com a vitória, o Fluminense chegou aos 61 pontos e assumiu provisoriamente a quinta colocação, a última vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. Para seguir dependendo apenas de si, precisa torcer contra o Botafogo, que enfrenta o Cruzeiro nesta quinta-feira, no Mineirão.

O Grêmio, por sua vez, estacionou nos 46 pontos, segue em 10º lugar e ainda pode perder posições. O sonho de G-8 desaba de vez se o São Paulo vencer o Inter nesta quarta-feira, na Vila Belmiro.

Ele voltou: a noite de redenção de Soteldo

Arenas guardam memórias, e algumas funcionam como portais. Para Soteldo, retornar ao palco onde havia marcado seu último gol, ainda como jogador do Grêmio, há mais de um ano, foi quase um rito de renascimento. O atacante venezuelano enfim quebrou o jejum e anotou os dois gols do Fluminense.

No intervalo, visivelmente emocionado, resumiu a travessia:

“Não tive bons momentos, muita lesão no ano. Me recuperava e caía de novo. É difícil como jogador e como pessoa. Mas graças a Deus estou bem, melhorando a cada dia e com mais confiança.”

Desfalques que pesaram

O Grêmio entrou em campo desfalcado de seus dois principais nomes recentes: Carlos Vinícius e Amuzu, ambos suspensos. O time finalizou 15 vezes, mas apenas seis no alvo. André ainda marcou de cabeça, e Jardiel acertou o travessão, a bola teimava em não entrar.

Como foi o jogo

O Tricolor carioca soube suportar a pressão inicial. Aos 18 minutos, Serna cruzou rasteiro, Volpi saiu mal e Soteldo apenas empurrou para o gol vazio. O bandeira anulou, mas o VAR confirmou após longa revisão. Pavón quase respondeu, mas parou em grande defesa de Fábio.

Nos acréscimos, André Henrique chegou a empatar, mas outro impedimento, novamente confirmado pelo VAR, frustrou os gaúchos.

No segundo tempo, o Fluminense ampliou com uma linda triangulação entre Everaldo, Lucho Acosta e Soteldo, que finalizou com categoria. Dois minutos depois, André descontou de cabeça e devolveu esperança ao Grêmio. Mas faltava pontaria, e sobrou solidez do Flu, que ainda contou com a sorte quando Jardiel acertou o travessão aos 32.

Próximos confrontos

O Fluminense fecha o campeonato no Maracanã, domingo, às 16h, diante do Bahia, jogo que pode virar um confronto direto pela vaga na Libertadores. O Grêmio encerra sua participação visitando o Sport, também no domingo, na Ilha do Retiro.

Publicidade

Publicidade