Publicidade

Notícias

EUA podem sediar a Copa América de 2028; Conmebol e Concacaf negociam

Os Estados Unidos podem voltar a ser palco da Copa América apenas quatro anos após receberem a edição de 2024. Segundo o portal The Athletic, Conmebol e Concacaf já iniciaram conversas para que o torneio continental volte ao território norte-americano em 2028. A ideia agrada às entidades, mas um ponto crítico ameaça o avanço das negociações: o choque de datas com os Jogos Olímpicos de Los Angeles, previstos para o mesmo período.

Com a sobreposição no calendário internacional, ambas as confederações estudam alternativas para reorganizar as datas e evitar que dois megaeventos esportivos concorram simultaneamente pela atenção do público, da mídia e da infraestrutura logística dos EUA.

Conmebol também estuda opções na América do Sul

De acordo com informações do portal esportivo do New York Times, a Conmebol monitora alternativas em seu próprio continente. Argentina e Equador surgem como principais possibilidades.

  • Argentina: seria sede em 2020, mas a pandemia de Covid-19 inviabilizou o torneio.

  • Equador: chegou a ser o favorito para a edição passada, mas desistiu da organização.

Assim, caso os EUA fechem para 2028, será a terceira vez em cinco edições, entre 2016 e 2028, que o país receberá o torneio, consolidando-se como um dos principais anfitriões da nova era da competição.

Histórico recente da competição

A edição mais recente reuniu 10 seleções sul-americanas e 6 equipes da América do Norte e Central, reforçando o modelo conjunto entre Conmebol e Concacaf. A final colocou frente a frente Argentina e Colômbia, com vitória da Albiceleste, que levantou seu 16º título da Copa América, maior campeã da história.

O Uruguai vem na sequência com 15 troféus, enquanto o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de conquistas, com 9 títulos.

Publicidade

Publicidade