A FIFA anunciou oficialmente nesta terça-feira (25) a divisão dos potes para o aguardado sorteio da Copa do Mundo de 2026, marcado para o dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington (EUA). Com o Brasil confirmado como cabeça de chave no Pote 1, ao lado de potências como Argentina, França, Alemanha e Espanha, a expectativa agora se volta para a formação das 12 chaves e a possibilidade de surgirem os famosos “grupos da morte”.
A distribuição das seleções levou em consideração o Ranking da FIFA e trouxe nomes de respeito no Pote 2, como Croácia, Uruguai e Colômbia, aumentando o risco de confrontos emocionantes já na fase inicial.
Como ficam os potes
Pote 1 – Cabeças de chave:
Brasil, Argentina, França, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Países Baixos, Bélgica, Estados Unidos (sede), México (sede) e Canadá (sede).
Pote 2:
Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Pote 3:
Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4:
Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europeia (A, B, C e D) e Repescagem Mundial (1 e 2).
Estreantes e novidades históricas
A Copa de 2026 será a primeira a reunir 48 seleções, ampliando significativamente a competição. Com isso, países como Uzbequistão, Jordânia e Curaçao aparecem pela primeira vez no Mundial, prometendo despertar curiosidade sobre seu desempenho diante das potências tradicionais e reforçando a globalização do torneio.
Regras do sorteio
Os três países-sede do Pote 1, México, Canadá e Estados Unidos, terão bolas de cores diferentes para facilitar a alocação:
-
México: posição A1 (bola verde)
-
Canadá: posição B1 (bola vermelha)
-
EUA: posição D1 (bola azul)
As demais seleções do Pote 1 serão sorteadas para ocupar a posição 1 de cada grupo. Nenhum grupo poderá ter mais de uma equipe de uma mesma confederação, exceto na UEFA, que terá 16 seleções; cada grupo terá entre uma e duas equipes europeias.
Formato da Copa do Mundo 2026
-
Fase de Grupos: 48 seleções divididas em 12 grupos de quatro equipes.
-
Classificação: os dois primeiros de cada grupo (24 equipes) mais os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase de 32 equipes.
-
Mata-Mata: estreia a fase dos 16 avos de final, seguida de oitavas, quartas, semifinais e final.
-
Total de Jogos: 104 partidas, 40 a mais que o Mundial anterior. Equipes finalistas jogarão oito partidas, uma a mais do que nos Mundiais anteriores.
Datas importantes
-
Sorteio: 5 de dezembro, 13h (Brasília), Washington.
-
Tabela completa: divulgada em 6 de dezembro, com datas, horários e estádios.
-
Mundial: de 11 de junho a 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá.




