Em uma noite de nervos à flor da pele na Vila Belmiro, Santos e Fortaleza empataram por 1 a 1 neste sábado (1º), em confronto direto na luta contra o rebaixamento pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Adam Bareiro abriu o placar para o Leão do Pici, mas um gol contra de Bruno Pacheco garantiu o empate do Peixe, que segue respirando por aparelhos na tabela.
Com o resultado, o Alvinegro Praiano chegou a 33 pontos e manteve a 16ª colocação, abrindo dois pontos de vantagem sobre o Z4. O Fortaleza, por sua vez, ficou nos 28 pontos e permanece em 18º lugar, ainda afundado na zona da degola.
Primeiro tempo: Tricolor domina e sai na frente
O jogo começou com ritmo intenso e clima de decisão. O Fortaleza, mais organizado, criou a primeira grande chance em chute de Lucas Sasha, defendido por Gabriel Brazão.
O Santos respondeu com Zé Rafael, que fez linda jogada individual e cruzou rasteiro para Rollheiser, mas o argentino não conseguiu empurrar para o gol. Aos poucos, o Peixe equilibrou as ações, mas foi castigado em um vacilo defensivo: Breno Lopes disparou pela direita e cruzou na medida para Adam Bareiro cabecear firme e abrir o placar para o Fortaleza.
O Laion chegou a balançar a rede novamente com Bareiro, mas o segundo gol foi anulado por impedimento. Superior e mais perigoso, o time visitante foi para o intervalo em vantagem e com moral.
Neymar entra e Peixe busca reação
O técnico Juan Pablo Vojvoda, insatisfeito com o desempenho na etapa inicial, mexeu no time e viu resultado. O Santos voltou mais agressivo, com Robinho Jr incendiando o ataque pelo lado direito e Luan Peres arriscando de longe.
Sem conseguir furar o bloqueio tricolor, o treinador lançou mão de sua estrela: Neymar entrou aos 21 minutos, levantando o público na Vila. E a presença do craque pareceu contagiar o time.
O Fortaleza quase matou o jogo em um contra-ataque, quando Diogo Barbosa ficou cara a cara com o goleiro e mandou para fora. Na resposta, Zé Rafael exigiu grande defesa de Brenno.
Mas aos 28 minutos, o empate veio, e de forma curiosa. O zagueiro Adonis Frías avançou ao ataque e cruzou; Bruno Pacheco, ao tentar cortar, desviou contra o próprio gol. Tudo igual: 1 a 1.
Nos acréscimos, Neymar ainda teve a chance da virada em cobrança de falta que passou raspando o travessão, arrancando suspiros da torcida.
Próximos desafios
O Santos agora encara uma pedreira: enfrenta o Palmeiras na quinta-feira (6), às 21h30, no Allianz Parque, pela 32ª rodada do Brasileirão.
Já o Fortaleza tem pela frente o Clássico-Rei contra o Ceará, também na quinta, às 20h, na Arena Castelão.




