Com apenas 18 anos, Lamine Yamal já vive o peso da fama dentro e fora de campo. Apontado como um dos talentos mais promissores do futebol mundial, o jovem atacante do Barcelona está prestes a transformar sua assinatura em fonte de renda. Segundo o jornal espanhol “Mundo Deportivo”, o atleta está em negociações com uma empresa especializada em venda de produtos autografados, e o acordo deve ser fechado em breve.
Com aval do clube catalão, a estratégia comercial tem como objetivo monetizar o nome e a imagem do jogador, algo comum nos esportes dos Estados Unidos, onde memorabilia esportiva (como camisas, bolas e cartas colecionáveis autografadas) movimenta milhões de dólares anualmente.
Menos autógrafos, mais negócios
Desde que as tratativas começaram, Yamal tem evitado dar autógrafos aleatoriamente, seja para fãs ou em eventos públicos. A ideia é preservar o valor comercial da assinatura, que passará a ser exclusiva para produtos licenciados.
A tendência segue o que já acontece com astros da NBA, NFL e MLB, e começa a ganhar espaço também no futebol europeu.
Vice na Bola de Ouro, atrás apenas de Dembélé
Em uma temporada marcante, Lamine Yamal terminou em segundo lugar na premiação da Bola de Ouro Sub-21, ficando atrás de Ousmane Dembélé, campeão de tudo com o Paris Saint-Germain.
Apesar de não ter vencido, o jovem espanhol consolidou sua imagem como a próxima grande estrela da La Masia, e isso tem impulsionado seu valor de mercado e sua presença fora dos gramados.
Retorno após lesão
Após se recuperar de lesão e ficar fora da última Data Fifa, Lamine está pronto para voltar aos gramados neste sábado (18), quando o Barcelona recebe o Girona pela La Liga.




