A tarde desta segunda-feira (13) entrou para a história do futebol africano. Cabo Verde venceu Essuatíni por 3 a 0, pela décima rodada das Eliminatórias da África, e conquistou sua primeira vaga em uma Copa do Mundo. A classificação é direta para o Mundial de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.
Os gols da histórica vitória foram marcados por Dailon Livramento, Willy Semedo e Stopira, todos no segundo tempo. Com o resultado, os Tubarões Azuis chegaram aos 23 pontos e garantiram a liderança do Grupo D, deixando para trás seleções como Camarões e Angola.
Com pouco mais de 600 mil habitantes, Cabo Verde se torna o segundo menor país da história a se classificar para uma Copa do Mundo, atrás apenas da Islândia em 2018. Membro da Confederação Africana de Futebol desde o ano 2000, o arquipélago de origem portuguesa escreve um capítulo inédito e emocionante em sua trajetória esportiva.
Ainda no Grupo D, Camarões empatou com Angola e agora disputa uma das vagas destinadas aos quatro melhores segundos colocados das Eliminatórias Africanas. Já estão classificados, além de Cabo Verde, as seleções de Gana, Tunísia, Argélia, Marrocos e Egito, reforçando a força do continente na próxima edição do Mundial.
Cabo verde acaba de conquistar vaga na Copa do Mundo, pela a primeira vez ,vencendo o Essuatíni por 3×0. pic.twitter.com/GAjek2Qh3z
— Africanize (@africanize_) October 13, 2025




