O Palmeiras vive um momento iluminado no Campeonato Brasileiro. A goleada por 4 a 1 sobre o Juventude, neste sábado (11), em jogo atrasado da 12ª rodada, consolidou o Verdão na ponta da tabela e aumentou ainda mais a confiança da torcida na conquista do título.
Segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time comandado por Abel Ferreira agora tem impressionantes 69% de chances de ser campeão nacional, um salto considerável em relação aos pouco mais de 60% registrados após a vitória sobre o São Paulo na rodada anterior.
Os principais rivais na corrida pelo troféu seguem sendo Flamengo e Cruzeiro, com 21,5% e 5,4% de probabilidade, respectivamente. Já Mirassol, Bahia, Botafogo e Fluminense aparecem apenas como coadjuvantes, com chances inferiores a 1%, segundo o levantamento da UFMG.
Vale lembrar que Palmeiras e Flamengo ainda têm um jogo a menos em relação aos demais concorrentes. O Verdão deve um clássico contra o Santos, enquanto o Rubro-Negro enfrentará o Sport, ambos fora de casa.
Veja a probabilidade de título do Brasileirão
- Palmeiras – 69%
- Flamengo – 21,5%
- Cruzeiro – 5,4%
- Mirassol – 0,20%
- Bahia – 0,20%
- Botafogo – 0,018%
- Fluminense – 0,008%
Cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (MG)