Quatro meses após a definição do último campeão estadual do Nordeste, a Copa do Nordeste 2026 finalmente tem um esboço claro de formato e participantes. A demora se deu por conta de uma ampla reformulação da competição, conduzida pela CBF em conjunto com cinco federações estaduais. O novo regulamento, definido no dia 18 de setembro, será divulgado oficialmente em outubro, junto ao calendário do futebol brasileiro para a próxima temporada.
A principal mudança está na estrutura: a fase preliminar foi extinta, e o número total de clubes caiu de 28 para 20 times. Todos já entram diretamente na fase de grupos, divididos em quatro chaves de cinco, mas com um detalhe curioso: as equipes de cada grupo enfrentam times de outro grupo, definidos por sorteio, em cinco rodadas. Os dois melhores de cada grupo avançam ao mata-mata, que volta a ser totalmente disputado em ida e volta, inclusive a final, algo que não acontecia desde 2018.
A nova fórmula também fortalece os campeonatos estaduais, que agora são a única porta de entrada para a Lampions. O Ranking Nacional de Clubes (RNC), que antes classificava 42% dos participantes, agora serve apenas para ranquear as federações e definir quais delas terão uma terceira vaga, no caso, Ceará e Bahia. Pernambuco, por exemplo, perdeu essa terceira vaga, o que deixou o Náutico de fora da edição 2026.
Entre os 20 classificados, estão seis dos nove campeões históricos da competição: Bahia, Vitória, Sport, Ceará, Fortaleza e América-RN. O Piauí Esporte Clube retorna após 11 edições ausente, com sua última e única participação datada de 2015. Já Santa Cruz, Campinense e Sampaio Corrêa, campeões em anos anteriores, ficaram de fora por não se destacarem em seus estaduais.
Prováveis clubes classificados à Copa do Nordeste 2026:
3 representantes do Ceará
-
Ceará (campeão) – 21ª participação
-
Fortaleza (vice) – 18ª participação
-
Maracanã (3º lugar) – 2ª participação
3 representantes da Bahia
-
Bahia (campeão) – 22ª participação
-
Vitória (vice) – 22ª participação
-
Jacuipense (3º lugar) – 4ª participação
2 representantes de Pernambuco
-
Sport (campeão) – 19ª participação
-
Retrô (vice) – 5ª participação
2 representantes de Alagoas
-
CRB (campeão) – 22ª participação
-
ASA (vice) – 7ª participação
2 representantes do Rio Grande do Norte
-
América-RN (campeão) – 21ª participação
-
ABC (vice) – 21ª participação
2 representantes do Maranhão
-
Maranhão (campeão) – 3ª participação
-
Imperatriz (vice) – 4ª participação
2 representantes da Paraíba
-
Sousa (campeão) – 6ª participação
-
Botafogo-PB (vice) – 22ª participação
2 representantes de Sergipe
-
Confiança (campeão) – 18ª participação
-
Itabaiana (vice) – 7ª participação
2 representantes do Piauí
-
Piauí (campeão) – 2ª participação
-
Fluminense-PI (vice) – 4ª participação




