Na noite desta quinta-feira (18), a LDU fez valer o fator altitude e venceu o São Paulo por 2 a 0, em Quito, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. Bryan Ramírez e Estrada marcaram os gols que colocam os equatorianos em vantagem para o confronto da volta, no Morumbis. Agora, a equipe paulista precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis, ou por três, para avançar direto.
O Tricolor começou tentando pressionar, mas foi a LDU quem aproveitou a primeira oportunidade clara. Aos 14 minutos, Ramírez recebeu lindo lançamento, ganhou na velocidade e bateu firme, abrindo o placar. O gol e os 2.850 metros de altitude deixaram o São Paulo atordoado, sem reação e com dificuldades para criar até o fim do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o time brasileiro voltou mais agressivo e criou boas chances com Luciano, Ferreirinha e Marcos Antônio. No melhor momento do Tricolor na partida, veio o balde de água fria: Pablo Maia errou na saída de bola, a LDU aproveitou a falha e Estrada ampliou com um chute certeiro dentro da área. Mesmo com pressão nos minutos finais, o São Paulo parou em boas defesas do goleiro Gonzalo Valle.
Agora, o São Paulo vira a chave para o Brasileirão e encara o Santos no clássico deste domingo (21), às 20h30, na Vila Belmiro. A LDU, por sua vez, enfrenta a Universidad Católica pelo Campeonato Equatoriano, também no domingo, às 18h (de Brasília). O jogo de volta da Libertadores acontece na próxima semana, no Morumbis.