A noite desta quinta-feira (4) no Estádio Mâs Monumental foi carregada de emoção, festa e talento. Em sua provável despedida em jogos oficiais com a camisa da seleção argentina dentro do país, Lionel Messi fez o que sempre soube: encantou. Com dois gols e uma atuação inspirada, o camisa 10 liderou a vitória por 3 a 0 sobre a Venezuela, pela penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Além de confirmar a superioridade da atual campeã do mundo, o duelo marcou também um capítulo especial na história do craque. Recebido com homenagens das arquibancadas e acompanhado pelos filhos no hino nacional, Messi emocionou um estádio inteiro — e o mundo do futebol.
Como foi o jogo?
A Argentina começou a mil por hora e chegou a balançar as redes logo aos 4 minutos, com Romero, mas o gol foi anulado por impedimento. O domínio, no entanto, permaneceu absoluto, mesmo que sem grandes chances claras até a metade do primeiro tempo.
Aos 26, Messi deu o primeiro aviso ao goleiro Romo, que fez boa defesa em chute de fora da área. Mas o golaço da noite veio aos 39 minutos: Julián Álvarez cruzou da direita e Messi, com uma cavadinha de gênio, encobriu a defesa venezuelana para abrir o placar com classe.
Na segunda etapa, o roteiro se manteve: Argentina com a bola, Venezuela acuada e Messi desfilando. Aos 15, ele quase marcou mais um, mas foi parado por Romo. Depois, serviu González e Almada com passes precisos, mas ambos desperdiçaram.
O segundo gol veio dos pés de Lautaro Martínez, completando cruzamento rasteiro de González após jogada ensaiada. E o terceiro? Mais uma pintura. De Paul encontrou Almada, que rolou rasteiro para Messi concluir com perfeição no canto direito. O camisa 10 ainda balançou as redes mais uma vez, mas estava impedido.
Despedida com homenagens e emoção
Antes da bola rolar, Messi se emocionou durante o hino nacional, acompanhado pelos filhos. Nas arquibancadas, bandeiras e tambores com seu nome tomaram conta do Monumental. O clima era de celebração — e de despedida.
Messi super emocionado no seu último jogo atuando pela Argentina em casa 😞pic.twitter.com/gw0ls0rPhB
— 365Scores Brasil (@365ScoresBR) September 4, 2025
Após a partida, o camisa 10 falou abertamente sobre seu futuro e jogou com franqueza sobre a possibilidade (ou não) de disputar a Copa de 2026:
“Não acredito que eu jogue mais um Mundial. O mais lógico é que eu não chegue. Mas estou esperançoso e com vontade. É dia a dia, jogo a jogo”, disse Messi, de 38 anos.
Apesar da dúvida sobre o futuro, ele garantiu que segue motivado — desde que se sinta bem fisicamente.
“Hoje era o último jogo valendo pontos aqui. Quero continuar enquanto me sentir bem. Se não me sentir, prefiro não estar. Mas hoje foi mágico”, completou.
“Durante muitos anos sonhei em poder celebrar com o meu povo. No Barcelona sempre tive carinho, mas queria isso na Argentina. Fico com as coisas boas, com o grupo que lutou e viveu momentos lindos.”
Estadio Monumental ahead of what may be Messi’s last match in Argentina:
‘Thank you for everything my captain’
— B/R Football (@brfootball) September 4, 2025
Messi nas Eliminatórias 2026:
-
12 jogos
-
8 gols (artilheiro isolado)
-
3 assistências
Argentina classificada e embalada
Com a vitória, a Argentina segue firme na liderança das Eliminatórias e já garantida na Copa do Mundo de 2026. Na última rodada, a Albiceleste encara o Equador, fora de casa — sem Messi, que foi poupado da viagem.