Na raça e na estratégia, o Corinthians arrancou uma vitória importante fora de casa na noite desta quarta-feira (27). Com um gol de Gui Negão no segundo tempo, o Timão bateu o Athletico-PR por 1 a 0 na Arena da Baixada, e largou na frente nas quartas de final da Copa do Brasil.
Com o resultado, o time paulista joga por um empate na Neo Química Arena, no duelo de volta, marcado para o dia 10 de setembro, às 21h30 (de Brasília). Já o Furacão, pressionado, precisará vencer por dois gols de diferença ou devolver o placar para levar aos pênaltis.
Primeiro tempo equilibrado e com boas chances
O duelo começou pegado e com cartões aparecendo logo cedo. Léo Dérik cometeu falta dura em Matheuzinho e recebeu apenas o amarelo, gerando protestos por parte da torcida corinthiana.
A primeira chance clara foi do Corinthians, aos 16 minutos, em finalização de Maycon, que passou rente à trave. O Furacão respondeu aos 21, com Zapelli finalizando de primeira após cruzamento, mas mandando por cima.
Na reta final da etapa inicial, Rodrigo Garro quase abriu o placar para o Timão em belo chute, mas Santos fez defesa segura. Do outro lado, Zapelli insistiu, obrigando o goleiro Hugo Souza a trabalhar com uma bela ponte.
Gol de Gui Negão e VAR salva o Timão
A segunda etapa seguiu truncada, até que, aos 12 minutos, o placar enfim foi movimentado. Matheuzinho cruzou na medida para Gui Negão, que apareceu como elemento-surpresa e, livre de marcação, só empurrou para as redes: 1 a 0 Corinthians.
O Athletico-PR chegou a empatar com Benavídez aos 24, mas a festa durou pouco. O árbitro Wilton Pereira Sampaio foi chamado ao VAR e, após revisão, anulou o gol por toque de mão de Viveros no início da jogada — lance polêmico que aumentou a tensão no estádio.
Mesmo com o susto, o Corinthians não se abateu. Manteve a posse e esfriou o jogo com inteligência, enquanto o Furacão tentava, mas sem organização ofensiva suficiente para furar a defesa paulista.
Hugo salva no fim e garante vantagem
Já nos acréscimos, o Athletico teve sua grande chance de evitar a derrota. Patrick subiu sozinho dentro da área e cabeceou firme, mas Hugo Souza, em noite segura, fez a defesa que garantiu o triunfo corinthiano.
Próximos compromissos
O Corinthians agora foca no clássico contra o Palmeiras, neste domingo (31), às 18h30, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão. Já o Athletico-PR volta a campo no sábado (30), contra o Novorizontino, às 20h30, pela Série B.