A Série D do Campeonato Brasileiro entrou em sua fase decisiva. Os oito clubes classificados às quartas de final foram definidos neste domingo (24), e agora cada confronto vale muito mais do que uma vaga na semifinal — vale o acesso à Série C de 2026.
Após uma longa caminhada de 14 rodadas na fase de grupos e dois mata-matas eliminatórios, restaram os oito sobreviventes da competição. Os quatro vencedores das quartas de final garantem o acesso e o direito de disputar a terceira divisão do futebol brasileiro na próxima temporada.
Favorito eliminado e clássicos regionais pela frente
A principal surpresa da rodada foi a eliminação da Aparecidense-GO, que tinha a melhor campanha da primeira fase. O time goiano foi superado pelo rival estadual Goiatuba-GO, que venceu por 2 a 0 fora de casa, revertendo a derrota por 3 a 2 no jogo de ida.
Outro duelo dramático foi entre Santa Cruz-PE e Altos-PI, decidido nos pênaltis, com classificação heroica dos pernambucanos fora de casa. Agora, o Tricolor do Arruda terá pela frente um clássico nordestino contra o América-RN, com o segundo jogo marcado para a Arena das Dunas, em Natal.
A CBF ainda não oficializou as datas e horários, mas a expectativa é de que os confrontos aconteçam nos próximos dois finais de semana.
Classificados às quartas de final da Série D 2025:
-
América-RN
-
ASA-AL
-
Barra-SC
-
Cianorte-PR
-
Goiatuba-GO
-
Inter de Limeira-SP
-
Maranhão-MA
-
Santa Cruz-PE
Confrontos das quartas de final (valendo o acesso):
-
ASA-AL x Maranhão-MA
-
Barra-SC x Cianorte-PR
-
Inter de Limeira-SP x Goiatuba-GO
-
Santa Cruz-PE x América-RN