O Botafogo está fora da Copa Libertadores 2025. Em uma noite dura na temida altitude de Quito, o Alvinegro foi superado por 2 a 0 pela LDU, no Estádio Casa Blanca, e deu adeus ao torneio nas oitavas de final. Os gols da equipe equatoriana foram marcados por Villamíl e Alzugaray, garantindo a vaga para enfrentar o São Paulo nas quartas.
Altitude castiga, e LDU domina do início ao fim
Desde o apito inicial, a LDU mostrou que não estava para brincadeira. Impulsionada pelos efeitos da altitude de quase 3 mil metros e pela pressão da torcida, partiu para cima e abriu o placar logo aos 6 minutos: Alzugaray fez o pivô e Villamíl finalizou, contando com um desvio em Barboza para tirar John da jogada. Com isso, o placar agregado foi igualado.
O time equatoriano seguiu sufocando o Botafogo com finalizações de fora da área, bolas aéreas e velocidade pelos lados. A melhor chance do Glorioso no primeiro tempo foi aos 35 minutos, em belo lançamento de Vitinho para Marlon Freitas, que tentou encobrir o goleiro, mas errou a execução.
Segundo tempo selou a eliminação
Na volta do intervalo, o panorama pouco mudou. A LDU manteve o domínio territorial e, aos 12 minutos, ampliou o placar: após chute de Adé, a bola bateu no braço de Marlon Freitas e o árbitro marcou pênalti. Alzugaray cobrou com categoria e colocou os equatorianos à frente também no placar agregado.
Com a desvantagem, o Botafogo tentou reagir. Ganhou fôlego com as substituições e passou a ficar mais com a bola, mas esbarrou na falta de criatividade e intensidade ofensiva. A LDU, por sua vez, se fechou e apostou nos contra-ataques, administrando a vantagem.
Aos 37 minutos, uma expulsão de Mina Caicedo após entrada dura em Jeffinho reacendeu a esperança carioca. Vitinho teve a última grande chance aos 43, mas desperdiçou. E então, aos 50, o árbitro Facundo Tello decretou o fim do sonho: eliminação do Botafogo da Libertadores.
Próximos jogos
-
Botafogo volta a campo no domingo (24), às 18h30, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 21ª rodada do Brasileirão.
-
A LDU enfrenta o El Nacional, também no domingo, às 15h, no Estadio Olímpico Atahualpa, pela 26ª rodada do Campeonato Equatoriano.