O Maracanã viveu nesta sexta-feira (18) um momento de pura reverência à história do futebol brasileiro. Carlos Alberto Parreira, técnico responsável por levar o Brasil ao tão sonhado tetracampeonato mundial em 1994, foi homenageado aos 84 anos com um lugar especial na Calçada da Fama do templo do futebol.
Parreira eternizou suas pegadas ao lado de monstros sagrados do esporte como Pelé, Romário, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. O que torna essa homenagem ainda mais simbólica é o fato de que, entre os mais de 100 nomes que compõem a Calçada da Fama do Maracanã, Parreira é o primeiro a ser imortalizado sem jamais ter sido jogador profissional.
“Estou muito feliz e orgulhoso. E viva sempre o nosso futebol, que ainda é o melhor do mundo”, declarou o ex-treinador.
Dia de eternizar mais um nome na nossa história! As pegadas do ídolo Parreira aqui no Maraca! 🏟️ pic.twitter.com/eaJZFAPnhD
— Maracanã (@maracana) July 18, 2025
Uma carreira vitoriosa à frente da Seleção
Parreira começou sua trajetória com a Seleção Brasileira ainda nos bastidores da campanha vitoriosa de 1970, no México. Mas foi em 1991 que ele assumiu de vez o comando da equipe canarinho. Três anos depois, conduziu o time estrelado por Romário, Bebeto, Dunga e cia. à conquista da Copa do Mundo dos Estados Unidos — encerrando um jejum de 24 anos e conquistando o quarto título mundial do Brasil.
Além do tetra, Parreira também gravou seu nome em outras campanhas vitoriosas com a seleção. Foi campeão da Copa América em 2004 e participou, como coordenador técnico, das conquistas das Copas das Confederações de 2005 e 2013.
Tricolor de coração
Mas não foi só com a amarelinha que Parreira fez história. O Fluminense também guarda um lugar especial em sua trajetória. Em 1984, ele comandou o clube carioca na conquista de seu primeiro Campeonato Brasileiro. Anos depois, em 1999, voltou ao Tricolor num momento delicado, quando o time estava na Série C do Brasileirão. Parreira liderou o processo que culminou no retorno do Fluminense à elite do futebol nacional.