Em um jogo tenso, com poucas chances claras, brilhou a estrela de Neymar Jr. na Vila Belmiro. O camisa 10 marcou aos 39 minutos do segundo tempo e garantiu a vitória do Santos por 1 a 0 sobre o Flamengo, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vitória do Peixe em casa desde abril, encerrando um jejum de três partidas como mandante.
Vitória para respirar
O triunfo leva o Santos aos 14 pontos e dá fôlego ao time, que se afasta momentaneamente da zona do rebaixamento. Já o Flamengo, estacionado nos 27 pontos, vê a liderança ameaçada e pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro, que encara o Fluminense nesta quinta-feira (17), no Maracanã.
Primeiro tempo: equilíbrio e poucas emoções
O início do jogo teve oportunidades esporádicas para os dois lados, mas nenhuma delas com finalização precisa. O Flamengo passou a dominar a posse de bola e controlar o ritmo da partida, enquanto o Santos apostava nos contra-ataques.
Aos 21 minutos, Gonzalo Plata obrigou Gabriel Brazão a fazer grande defesa em chute de fora da área. O Peixe respondeu pouco depois, aos 29, quando Deivid Washington finalizou após falha de Léo Ortiz — e Rossi salvou o Rubro-Negro.
Antes do intervalo, Danilo teve a última boa chance: cabeceou forte dentro da área, mas novamente Brazão salvou os donos da casa.
Neymar brilha e define o jogo
A volta do intervalo teve o Flamengo mais agressivo. Logo aos 3 minutos, Arrascaeta deu lindo passe de calcanhar para Plata, que tentou encobrir o goleiro — mas Brazão fez uma defesaça com o peito e manteve o zero no placar.
O jogo esfriou em seguida, com os dois times rondando a área adversária, mas sem criatividade nas conclusões. O Santos só voltou a assustar aos 32 minutos, quando Neymar soltou uma bomba de fora da área e exigiu boa defesa de Rossi.
Mas aos 39, a Vila veio abaixo. Em jogada individual, Neymar recebeu de Guilherme, driblou dois marcadores do Flamengo e finalizou com precisão, no canto, sem chance para o goleiro rubro-negro. Gol de craque para selar a vitória santista.
Nos minutos finais, o Flamengo partiu para o abafa, mas o Santos se fechou bem e segurou o resultado.
Próximos confrontos
-
Santos: visita o Mirassol no sábado (19), às 18h30, no Estádio José Maria de Campos Maia.
-
Flamengo: encara o clássico contra o Fluminense no domingo (20), às 19h30, no Maracanã.