A noite de domingo (13) no Mineirão foi azul celeste. Lutando ponto a ponto no topo da tabela do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro não tomou conhecimento do Grêmio e aplicou uma goleada imponente por 4 a 1, com direito a um hat-trick do inspirado Kaio Jorge e um gol de Villalba. O resultado mantém a Raposa firme na perseguição ao Flamengo, atual líder, e mostra que o time de Léo Jardim voltou do recesso do Brasileirão ainda mais afiado.
Já o Grêmio, que luta para se afastar da parte de baixo da tabela, viveu mais uma noite amarga fora de casa. A equipe tricolor até tentou reagir no segundo tempo, mas não foi páreo para o ritmo e a qualidade técnica do Cruzeiro.
Cruzeiro domina desde o início e constrói vantagem ainda no primeiro tempo
A Raposa começou a partida com a corda toda. Nos primeiros 15 minutos, impôs seu ritmo acelerado, pressionou alto e já dava sinais de que o Grêmio teria uma noite difícil. Kaio Jorge, protagonista da noite, deu o cartão de visitas em um chute perigoso de fora da área, bem defendido por Thiago Volpi.
Aos 20 minutos, o Cruzeiro perdeu Willian, lesionado após uma dividida dura com Kannemann. Mas a substituição não abalou o time mineiro, que seguiu em cima. Quatro minutos depois, Kaio Jorge mostrou categoria: após tabela com Matheus Pereira, dominou no peito e finalizou cruzado, no alto, sem chances para Volpi — 1 a 0 para o Cruzeiro.
O Grêmio tentou responder com Alysson, mas a bola desviou na defesa e saiu sem perigo. O segundo gol veio aos 32 minutos: Christian avançou com liberdade e serviu Villalba, que apareceu na área para empurrar para as redes.
Mesmo com 2 a 0 no placar, a Raposa não tirou o pé. Wanderson teve ótima chance de ampliar, mas Volpi fez uma defesa milagrosa para manter o Grêmio respirando até o intervalo.
Kaio Jorge brilha, faz mais dois e transforma vitória em goleada
No segundo tempo, o Cruzeiro manteve a intensidade. E o terceiro gol não demorou. Aos 8 minutos, Matheus Pereira cobrou falta com precisão e Kaio Jorge, no meio da defesa, testou firme para marcar o segundo dele na noite.
O Grêmio tentou reagir. Igor Serrote criou boa jogada pela direita e achou Edenilson, que ajeitou para André finalizar — por cima. Em seguida, Alex Santana também desperdiçou de cabeça, mostrando o quanto a pontaria tricolor estava desalinhada.
A insistência gremista foi recompensada aos 19 minutos da etapa final. Em erro na saída de bola do Cruzeiro, Edenilson recuperou e deixou André Henrique na cara de Cássio. O atacante teve calma, driblou o goleiro e descontou: 3 a 1.
O Cruzeiro respondeu com mais perigo. Christian teve boa chance após jogada de Wanderson, mas mandou para fora. Até que, aos 32, o golpe final: em jogada bem trabalhada, Lucas Romero encontrou Kaio Jorge entrando na área. O camisa 19 mostrou frieza e categoria para completar seu hat-trick e transformar a vitória em goleada: 4 a 1.
Próximos desafios
Com a vitória, o Cruzeiro segue firme no topo da tabela e volta a campo na quarta-feira (16), fora de casa, contra o Fluminense, às 20h. Já o Grêmio, que tenta se recuperar e fugir da parte de baixo da classificação, encara o Juventude, também na quarta, às 21h30, em clássico gaúcho.