A primeira edição da Copa do Mundo de Clubes com 32 participantes ainda nem começou, mas os bastidores da próxima edição já estão agitados. A Fifa estuda uma possível expansão para 48 equipes a partir de 2029, diante da crescente pressão de clubes europeus que ficaram de fora do torneio inaugural — mesmo com campanhas expressivas nos últimos anos.
Segundo reportagem do jornal britânico The Guardian, clubes como Barcelona, Arsenal, Liverpool, Manchester United e Milan estão entre os insatisfeitos com os critérios atuais. Eles reivindicam mudanças após não conseguirem uma vaga na edição que começa no próximo fim de semana, nos Estados Unidos.
Europa pede passagem
Apesar de a UEFA contar com o maior número de representantes (12 times), a regra imposta pela Fifa durante o ciclo de classificação limitava a participação a dois clubes por país. Isso custou caro, por exemplo, ao Liverpool, que tinha pontuação suficiente para se classificar, mas acabou barrado pela presença de Chelsea e Manchester City, os dois representantes ingleses.
Curiosamente, a restrição já não se aplica mais. O Brasil, por exemplo, contará com quatro clubes (Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo) no torneio, algo que gerou ainda mais questionamentos dos europeus.
Expansão é vista como provável
A possibilidade de expansão não é inédita. A própria Fifa já aumentou o número de participantes em Copas do Mundo masculinas e femininas, que passarão de 32 para 48 seleções. Embora não existam conversas formais até agora, o tema deve ganhar força após o encerramento do torneio deste ano.
O secretário-geral da Fifa, Mattias Grafström, falou recentemente sobre o tema, sem fechar portas:
“Para o futuro, estamos com a mente aberta para analisar formatos e, então, discutir com os clubes e as federações. Eu acredito muito no futuro dessa competição.”
Mundial 2025 – Tudo pronto para o pontapé inicial
Enquanto o futuro está em debate, o presente já tem data marcada. A Copa do Mundo de Clubes 2025 começa no dia 14 de junho e vai até 13 de julho. Os jogos terão ampla cobertura e poderão ser acompanhados por diversas plataformas:
-
TV aberta: Globo
-
TV fechada: SporTV
-
Streaming: CazéTV, DAZN e Globoplay