A Seleção Brasileira está a um passo de garantir presença na Copa do Mundo de 2026. Nesta terça-feira (10), às 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo, o time comandado por Carlo Ancelotti recebe o Paraguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas e pode selar a classificação – até mesmo com uma derrota, dependendo de combinações favoráveis nos outros jogos da rodada.
Na quarta colocação da tabela com 22 pontos, o Brasil tem sete de vantagem sobre a Venezuela, atual sétima colocada, e primeira fora da zona de classificação direta. Os seis primeiros colocados garantem vaga automática no Mundial, enquanto o sétimo disputa a repescagem. Com apenas mais duas rodadas a serem disputadas após esta terça, o time brasileiro joga com ampla vantagem.
Cenários para o Brasil carimbar o passaporte:
-
Vitória sobre o Paraguai:
Classificação direta garantida, independentemente dos demais resultados. -
Empate:
Brasil precisa torcer para que Venezuela e Bolívia, no máximo, empatem seus confrontos. Em caso de vitória boliviana, a seleção ainda dependeria de tropeços nos jogos seguintes e teria o saldo de gols como trunfo (atualmente +4, contra -4 da Venezuela e -16 da Bolívia). -
Derrota:
Mesmo perdendo, o Brasil pode sair classificado se a Venezuela for derrotada pelo Uruguai, e a Bolívia, no máximo, empatar com o Chile.
Rodada decisiva já começa com o Brasil de olho nos rivais:
Os brasileiros entram em campo por último nesta 16ª rodada, o que significa que já saberão os resultados de seus concorrentes diretos antes da bola rolar em Itaquera:
-
Bolívia x Chile – 18h
-
Uruguai x Venezuela – 20h
-
Argentina x Colômbia – 21h
-
Brasil x Paraguai – 21h45
-
Peru x Equador – 22h30
Primeiro ato de Ancelotti em casa
Além da expectativa pela vaga, o duelo marcará a estreia de Carlo Ancelotti no comando da Seleção diante da torcida brasileira. Depois de vencer fora na sua primeira partida, o técnico italiano agora tem a chance de celebrar com a torcida verde-amarela uma classificação antecipada para o Mundial – algo que, mesmo em momentos difíceis, sempre parece inevitável para o Brasil.
Com um pé nos Estados Unidos, México e Canadá, a Seleção pode transformar a noite de terça em uma verdadeira festa rumo à Copa.