O Flamengo confirmou nesta sexta-feira (6) a contratação do volante Jorginho, de 33 anos, em uma jogada ousada pensando na Copa do Mundo de Clubes da FIFA e na sequência da temporada. O jogador, que tinha contrato com o Arsenal até 30 de junho, rescindiu com o clube inglês para poder disputar o torneio mundial com o Rubro-Negro. Ele assinou vínculo de três temporadas com o Fla.
Para antecipar sua chegada, Jorginho abriu mão de uma bonificação de 500 mil libras (cerca de R$ 3,8 milhões), mostrando empenho e desejo de vestir a camisa do clube carioca.
Primeira vez no futebol brasileiro
Natural de Imbituba, Santa Catarina, Jorginho tem uma trajetória incomum para jogadores brasileiros: nunca atuou profissionalmente no país. Revelado pelo Hellas Verona, ganhou destaque no Napoli e atingiu o auge no Chelsea, onde venceu a Liga dos Campeões e a Supercopa da UEFA em 2021. No mesmo ano, foi campeão da Eurocopa com a Itália, e chegou a ser um dos favoritos à Bola de Ouro.
No Arsenal, perdeu espaço na última temporada e disputou apenas 27 jogos.
Números de Jorginho pelo Arsenal (2023/24):
-
Jogos: 27
-
Titular: 16
-
Minutos jogados: 1.454
-
Gols: 1
-
Assistências: 0
-
xG: 1.13
-
xA: 2.27
-
Vitórias: 15
-
Empates: 9
-
Derrotas: 3
Estreia marcada no Mundial
Jorginho será opção imediata para o técnico Filipe Luís, que já planeja a utilização do volante como peça-chave no meio-campo. O Flamengo estreia na Copa do Mundo de Clubes no dia 16 de junho, contra o Espérance, da Tunísia. Depois, encara Chelsea (20/06) e LAFC (24/06), no Grupo D do torneio.




