Publicidade

Notícias

Com brilho de Cristiano Ronaldo, Portugal vira sobre a Alemanha e vai à final da Liga das Nações

A noite foi portuguesa na Allianz Arena, em Munique. Com uma virada emocionante e atuações decisivas de Francisco Conceição e do eterno Cristiano Ronaldo, a seleção de Portugal venceu a Alemanha por 2 a 1 nesta quarta-feira (4), e garantiu vaga na final da Liga das Nações. Agora, os lusos aguardam França ou Espanha, que duelam nesta quinta-feira (5), para conhecer o adversário da grande decisão no domingo (8).

Início elétrico, mas de pouca efetividade

Os primeiros minutos foram intensos, dignos de uma semifinal continental. Portugal começou ameaçando com Cristiano Ronaldo, logo aos 6 minutos, e com Pedro Neto, aos 10. A Alemanha respondeu com força: Woltemade obrigou Diogo Costa a grande defesa aos 18, e Goretzka quase abriu o placar dois minutos depois.

No entanto, a intensidade ofensiva caiu após os 20 minutos. As duas seleções passaram a travar uma batalha tática, com forte marcação e escassas oportunidades até o intervalo.

Alemanha sai na frente, mas Portugal reage com talento e coração

O segundo tempo começou com emoção. Logo aos 2 minutos, Kimmich encontrou Wirtz com um lindo passe por cobertura. O meia alemão testou com precisão para o fundo das redes, abrindo o placar. O VAR chegou a revisar um possível impedimento de Woltemade, mas o gol foi confirmado.

Mesmo atrás no placar, Portugal não se abateu. O técnico Roberto Martínez fez três substituições estratégicas aos 12 minutos, e elas mudaram o jogo. Entre os que entraram, Francisco Conceição foi o grande nome. Aos 17 minutos, ele fez jogada individual brilhante pela direita, invadiu a área e finalizou no canto de Ter Stegen, empatando a partida com um golaço.

Cinco minutos depois, o herói de sempre apareceu. Em jogada trabalhada por Nuno Mendes e Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo, aos 40 anos, mostrou oportunismo e empurrou para as redes, virando o jogo para Portugal com sua marca registrada.

Final elétrica e defesa de cinema de Ter Stegen

A Alemanha não se entregou. O técnico Julian Nagelsmann mexeu no time, que voltou a pressionar. Adeyemi chegou a acertar a trave, enquanto Conceição quase marcou o segundo dele aos 36 minutos.

Nos minutos finais, Ter Stegen brilhou com duas defesas espetaculares. Primeiro, salvou chute de Diogo Jota, depois se esticou para impedir um gol certo de Conceição. Mas nada foi suficiente: a virada estava consolidada, e Portugal saiu de campo vitorioso.

Rumo à glória

Portugal agora volta suas atenções para a final do próximo domingo (8), às 16h (de Brasília), novamente na Allianz Arena. O adversário sairá do confronto entre França e Espanha, que se enfrentam nesta quinta-feira (5), às 16h, na MHP Arena, em Stuttgart.

Com Cristiano Ronaldo ainda decisivo, jovens talentos brilhando, e um elenco cada vez mais encorpado, Portugal sonha com mais um título continental. E o sonho está cada vez mais próximo.

Publicidade

Publicidade