A noite da última quinta-feira (29) marcou o fim das fases de grupos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana — e com ela, a confirmação dos classificados para os mata-matas das duas principais competições continentais. Os duelos das oitavas da Libertadores estão prontos para o sorteio, enquanto na “Sula”, os confrontos dos playoffs já estão definidos.
Na Sul-Americana, a disputa por um lugar nas oitavas promete esquentar, especialmente para os brasileiros. Atlético-MG, Grêmio e Vasco, que terminaram a fase de grupos na segunda colocação de suas respectivas chaves, se juntam ao Bahia, que caiu da Libertadores após ficar em terceiro lugar no seu grupo. Esses quatro clubes terão um desafio a mais: encarar o mata-mata antecipado contra adversários que também buscam seguir vivos no torneio.
Como funcionam os playoffs da Sul-Americana?
O regulamento estabelece um cruzamento direto entre os segundos colocados da Sul-Americana e os terceiros colocados da Libertadores. O melhor segundo enfrenta o pior terceiro, e assim sucessivamente, de acordo com a campanha na fase de grupos.
Confira os confrontos já definidos dos playoffs da Sul-Americana:
-
Cerro Largo (URU) x Central Córdoba (ARG)
-
Guaraní (PAR) x Universidad de Chile
-
Atlético-MG x Bucaramanga (COL)
-
Vasco x Independiente del Valle (EQU)
-
Once Caldas (COL) x Bulo Bulo (BOL)
-
Palestino (CHI) x Bolívar (BOL)
-
América de Cali (COL) x Bahia
-
Grêmio x Alianza Lima (PER)
Enquanto isso, apenas um brasileiro conseguiu escapar desse obstáculo extra: o Fluminense, que garantiu a liderança do seu grupo e já está classificado diretamente para as oitavas de final. O Tricolor das Laranjeiras agora aguarda o sorteio da próxima segunda-feira, dia 2 de junho, às 12h (de Brasília), para conhecer seu adversário — que sairá de um dos duelos dos playoffs.
Classificados diretamente às oitavas da Sul-Americana:
-
Independiente (ARG)
-
Universidad de Quito (EQU)
-
Huracán (ARG)
-
Godoy Cruz (ARG)
-
Mushuc Runa (EQU)
-
Fluminense (BRA)
-
Lanús (ARG)
-
Cienciano (PER)