Publicidade

Notícias

Botafogo supera a Universidad de Chile com um a menos e avança às oitavas da Libertadores

Em um jogo de muita tensão, o Botafogo se classificou para as oitavas de final da Libertadores com uma vitória apertada de 1 a 0 sobre a Universidad de Chile (La U), mesmo jogando boa parte da partida com um jogador a menos. O gol que garantiu a classificação foi marcado por Igor Jesus, lembrando aos torcedores o espírito de superação da equipe, que, no ano passado, também venceu o Atlético-MG em uma situação semelhante na final da competição.

Início intenso, mas a expulsão de Jair complica a situação

O Botafogo entrou com tudo no jogo, pressionando o time chileno desde o início. Com Savarino e Artur de volta ao time titular, o setor ofensivo alvinegro ganhou mais mobilidade e dinamismo. As tabelas rápidas e as infiltrações à área adversária mostraram que o Botafogo estava em busca do gol da classificação.

Porém, a intensidade do time carioca resultou em um revés. Aos 22 minutos, uma jogada de Jair no meio-campo, quando o zagueiro deixou a bola escapar, culminou em uma falta cometida por ele. O árbitro aplicou inicialmente o cartão amarelo, mas o VAR interveio e, após revisão, a decisão foi alterada para vermelho, deixando o Botafogo com um jogador a menos no campo.

Botafogo ressurge com frieza e eficácia

Mesmo com a desvantagem numérica, o Botafogo não se abateu e soube lidar com a pressão da Universidad de Chile. O técnico Renato Paiva, inspirado pelo trabalho do técnico do ano passado, Artur Jorge, manteve o time no mesmo formato e recuou Gregore para a função de zagueiro, o que ajudou a manter a defesa bem organizada.

A La U, apesar de estar com um jogador a mais, demonstrou ansiedade e não aproveitou a vantagem. Enquanto isso, o Botafogo se manteve calmo, controlando a situação e criando boas oportunidades.

O gol da classificação

Aos 38 minutos do primeiro tempo, uma bela jogada de Artur e Savarino pela direita resultou em um cruzamento perfeito do venezuelano para Igor Jesus, que não desperdiçou e cabeceou firme para abrir o placar e colocar o Botafogo em vantagem. O Nilton Santos foi ao delírio!

Pressão final, mas vitória garantida

Após o gol, a Universidad de Chile se viu obrigada a ir para cima, já que precisava do empate para se classificar. O Botafogo, por sua vez, recuou, abdicar da posse de bola e se organizou para defender a vantagem. O jogo se transformou em um verdadeiro abafa dos chilenos, que pressionaram bastante nos minutos finais.

A torcida chilena, que lotou o setor destinado a eles no Nilton Santos, empurrou sua equipe, mas as tentativas de La U foram frustradas. A mais perigosa delas foi uma cabeçada de Guerra, que raspou a trave de John, mas não entrou.

Nos acréscimos, o Botafogo soube segurar a pressão e garantiu a vitória que selou sua classificação às oitavas de final da Libertadores.

Publicidade

Publicidade