Publicidade

Notícias

Diante de protestos e com pênalti duvidoso, Grêmio vence o Bahia por 1 a 0

O Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após cinco partidas sem triunfo. Em duelo disputado na manhã deste domingo (26), na Arena, a equipe gaúcha superou o Bahia por 1 a 0, com gol de Martin Braithwaite, e se afastou da zona de rebaixamento.

A partida foi marcada por protestos da torcida tricolor, que exibiu faixas com frases como “time vagabundo” e “tem que deixar a alma em campo”, refletindo o momento conturbado do clube, que havia vencido apenas um dos últimos 12 jogos e vinha de eliminação para o CSA, na Copa do Brasil.

Apesar do horário incomum (11h), as equipes começaram o jogo em ritmo intenso. O Grêmio teve mais presença ofensiva nos 15 minutos iniciais. O Bahia, por sua vez, equilibrou o duelo e quase marcou no primeiro tempo.

Na etapa final, a pressão gremista surtiu efeito logo nos primeiros minutos. Braithwaite foi derrubado por Marcos Felipe dentro da área, e, após revisão do VAR, o árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou o pênalti. O próprio atacante dinamarquês cobrou e marcou o gol da vitória.

Após abrir o placar, o time comandado por Mano Menezes recuou e viu o Bahia dominar as ações ofensivas, mas sem conseguir empatar a partida. Com o resultado, o Grêmio respira na tabela e tenta iniciar uma recuperação no Brasileirão.

Pênalti duvidoso

Num lance polêmico, em que Braithwaite tentou driblar o goleiro Marcos Felipe, o atacante acusou um golpe e acabou caindo dentro da área. Na mesma hora o pênalti foi marcado, gerando indignação nos jogadores do Bahia.

Após análise, o juiz marcou a penalidade, contrariando a opinião de diversos especialistas e torcedores.

Quem comentou sobre o lance foi Renata Ruel, especialista de arbitragem da ESPN, que não poupou palavras ao criticar a arbitragem brasileira: “Não foi pênalti. O árbitro marca no campo, vai no vídeo e mantém a penalidade. Não consigo entender como”.

Publicidade

Publicidade