A CBF divulgou neste domingo (25) o áudio do VAR referente ao lance que originou o pênalti polêmico na vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Bahia, pela 10ª rodada do Brasileirão. A jogada resultou no único gol da partida, marcado por Braithwaite, e gerou fortes críticas por parte da comissão técnica tricolor e torcedores.
Na gravação, o árbitro Bruno Arleu de Araújo sustenta que houve contato do goleiro Marcos Felipe com o atacante gremista. Antes mesmo de consultar o vídeo, o árbitro diz aos jogadores:
“Pegou a sua mão no pé dele. A mão do Marcos Felipe pega no pé do Braithwaite. Eu já falei o que houve, não quero ninguém perto de mim”.
Ao ser chamado pelo VAR, Bruno Arleu revisa o lance por mais de quatro minutos e mantém a marcação de campo, justificando:
“Apesar dele tentar recolher, ele pega com o cotovelo no pé direito do Braithwaite de forma imprudente. A forma como ele sai e pega foi imprudente”.
Por outro lado, o árbitro de vídeo pontua que o braço do goleiro não toca diretamente no adversário:
“A gente trouxe você para interpretar porque você falou que era um tapa. Estamos mostrando para você que não é um tapa”.
Ainda assim, a decisão final de campo foi mantida por Arleu, que interpretou a ação como imprudente, optando por marcar o pênalti sem aplicação de cartão.
o pênalti que o juiz deu pro Grêmio
o sujeito foi pro VAR e mesmo assim confirmou pic.twitter.com/3odueZR5xO
— Central do Braga (@CentralDoBrega) May 25, 2025