A noite desta terça-feira (20) marcou mais um capítulo amargo para o Grêmio em sua história recente na Copa do Brasil. Diante da sua torcida na Arena, o Tricolor Gaúcho não passou de um empate sem gols com o CSA e deu adeus à competição ainda na terceira fase. O resultado combinado com a derrota por 3 a 2 no jogo de ida, em Alagoas, decretou a eliminação precoce da equipe comandada por Mano Menezes.
Vice-líder no ranking de títulos da Copa do Brasil, com cinco conquistas, o Grêmio amarga agora uma queda ainda mais frustrante do que em 2024, quando caiu nas oitavas para o Corinthians. A crise se aprofunda: já são cinco jogos sem vencer, e a pressão sobre o trabalho de Mano só cresce.
Domínio estéril e frustração crescente
Desde o apito inicial, o Grêmio se lançou ao ataque com a clara missão de reverter o placar. A equipe teve domínio total da posse de bola no primeiro tempo e chegou a assustar em algumas investidas, inclusive com bola na trave. No entanto, o CSA mostrou firmeza defensiva e soube administrar a vantagem obtida no confronto de ida, segurando o 0 a 0 até o intervalo.
Segundo tempo tenso e polêmico
A etapa final teve um cenário mais equilibrado. O CSA passou a se soltar mais, enquanto o Grêmio aumentava a pressão conforme o tempo passava. A emoção tomou conta nos minutos finais. Aos 45, o atacante Aravena balançou as redes e inflamou a Arena, mas o árbitro Matheus Candançan anulou o gol imediatamente, alegando falta de Kannemann. Após revisão no VAR, a decisão foi mantida.
A revolta tomou conta dos gremistas em campo. Durante os protestos, o atacante Arezo se excedeu, peitou o árbitro e acabou expulso. Com um a menos e o tempo contra, o Grêmio ainda tentou uma última pressão, mas sem sucesso. Fim de jogo, eliminação consumada e vaias ecoando nas arquibancadas.
Azulão gigante
Do outro lado, o CSA celebrou um feito gigante. Segurou um dos gigantes do futebol brasileiro dentro de sua casa e garantiu uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, onde aguarda agora o sorteio da CBF para conhecer o próximo adversário.
Grêmio indignado
Através das redes sociais, o Grêmio informou, na madrugada desta quarta-feira (21), que terá uma reunião com a Comissão de Arbitragem da CBF nesta quinta-feira (22). A equipe será representada pelo presidente, Alberto Guerra, e pelo coordenador técnico, Luiz Felipe Scolari
Após mais um erro de arbitragem contra o Grêmio, o presidente Alberto Guerra e o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari irão ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira, dia 22 de maio, para uma reunião com a Comissão de Arbitragem da CBF.
Não nos eximimos de nossas responsabilidades… pic.twitter.com/B3RiRp5EWQ
— Grêmio FBPA (@Gremio) May 21, 2025