A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (19) o áudio da comunicação entre o árbitro de campo e o VAR sobre a expulsão de Jean Lucas, do Bahia, no clássico Ba-Vi, realizado no domingo (18) na Arena Fonte Nova. A partida terminou com vitória tricolor por 2 a 1, diante de um público recorde na temporada.
O lance polêmico aconteceu logo aos dois minutos de jogo, quando o volante tricolor acertou um soco nas costas de Baralhas, jogador do Vitória, longe da disputa de bola. O árbitro Ramon Abatti Abel foi chamado à cabine de revisão por Wagner Reway, responsável pelo VAR, e após a análise das imagens, optou pela expulsão direta — a mais rápida do Brasileirão 2024 até agora.
Durante a revisão, Abel explica sua decisão com clareza:
“É um movimento desassociado da jogada. O atleta claramente fecha o punho esquerdo e dá um soco nas costas do adversário fora da disputa. Para mim, é uma conduta violenta.”Ao se dirigir a Jean Lucas para mostrar o cartão vermelho, o árbitro ainda afirmou:
“Você deu um soco nas costas dele. Depois olha lá.”Com a punição, Jean Lucas está automaticamente suspenso da próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O Bahia, que chegou aos 15 pontos e ocupa o G-6 da tabela, terá esse importante desfalque no confronto contra o Grêmio, marcado para o próximo domingo (25), às 11h, fora de casa.